Reflexão A Gestão do Passado ao Presente
Por: João Riques • 12/11/2021 • Monografia • 637 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
“A gestão do passado ao presente”
Tal como a questão indica, irei refletir sobre duas teorias de gestão, teorias estas pertencentes ao grupo das abordagens clássicas:
- A teoria da gestão científica de Frederick W. Taylor e;
- A teoria burocrática da administração de Max Weber;
Frederick W. Taylor, considerado por muitos como “o pai” da gestão cientifica, acreditava e defendia (na sua obra mais relevante, o livro “Princípios da gestão cientifica”), que o principal objetivo da gestão deveria ser o de assegurar a máxima prosperidade ao empregador e ao empregado e que para isso, era necessário aplicar a ciência à administração de forma a conseguir garantir uma melhor relação custo/beneficio aos sistemas produtivos.
Numa época em que a investigação de processos de produção e o planeamento eram praticamente inexistentes, esta foi uma teoria pioneira e revolucionária que demonstrou a várias administrações que se estas a incorporassem, poderiam vir a obter enormes aumentos de produtividade e salários mais elevados.
Para que isso se concretizasse, teriam de incorporar quatro pilares:
1. Desenvolvimento para cada posto de trabalho de uma “ciência” que inclui regras e papéis a assumir por cada trabalhador;
2. Cuidadosa seleção dos trabalhadores, tendo em conta as suas competências;
3. Fornecer formação adequada aos trabalhadores relativa a cada posto de trabalho e incentivos adequados, de forma a obter colaboração com o método de gestão implementado;
4. Apoio contínuo aos trabalhadores de forma a fomentar a cooperação entre o trabalhador e o gestor da empresa.
Se analisarmos atentamente estes quatro pontos, percebemos que a teoria cientifica de Taylor, contribuiu com diversas lições e práticas que ainda hoje são seguidas, nomeadamente:
- Criou uma relação direta entre o esforço e a recompensa, relação esta que ainda hoje existe na gestão moderna e que, para além de ser algo que impulsiona a produtividade, também abre portas e cria oportunidades ao trabalhador fazendo com que este obtenha reconhecimento;
- Planeamento e organização dos postos de trabalho;
- Seleção dos trabalhadores tendo em contas as suas competências;
- Fornecer formação tanto aos trabalhadores como aos gestores e supervisores de modo a que estes consigam melhorar as suas competências e desempenho.
Contudo, a metodologia de Taylor, apesar de resultados e ideologias impressionantes, também continha algumas desvantagens:
- O risco de diminuição de postos de trabalho, devido à rapidez de execução;
- Não considera a satisfação no trabalho nem as necessidades sociais dos trabalhadores;
Mais tarde, o economista e sociólogo alemão Max Weber, desenvolveu a Teoria burocrática da administração.
Max Weber, que considerava existir fragilidade e parcialidade na Teoria Clássica (inclusive na teoria de gestão científica de Taylor), desenvolveu
...