TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão da abordagem do sistema nas negociações

Seminário: Reflexão da abordagem do sistema nas negociações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Seminário  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA Nº 1 – Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação

Passo 3

A) Conceito de negociação no consenso da Equipe.

Negociação é um conceito que está em constante formação, cujo objetivo é obter a satisfação e acordo das duas ou mais partes. De acordo com João Paulo de Oliveira Lucena, “Um bom negociador deve dispor de algumas habilidades sendo elas;

Ser ótimo ouvinte, adquirir espírito de negócio, planejamento, ser paciente e ser ético”.

Negociação está presente em nossa vida a todo instante, onde devemos ficam atentos nas tomadas de decisões. Negociamos ao planejar uma viagem em família, na escolha da escola que o filho(a) vai estudar, uma nova casa, a cor do carro novo, a realização de uma festa, etc.

B) Quatro conceito de negociação.

1) Na visão de Cohen (1980). "Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa".

2) Para Steele, Murpht e Russill (1995). "Negociação é um processo no qual as partes se direcionam de suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo".

3) Na visão de Hodgson (1996). "Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satísfatório".

4) Na visão de Barzeman e Neale (1998). "Negociar racionalmente significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses".

C) Respostas das questões que tratam aspectos da negociação em nossa vida pessoal.

2) Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).

R: Tratar de negociação com alguém muito próximo ou familiar em nosso ponto de vista é mais difícil pois envolve o lado emocional e moral de ambas as partes, dessa forma acabamos não tomando as decisões corretas, sendo essas variáveis um ponto negativo em uma negociação, favorecendo apenas uma das partes.

3) O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.

R) Nós achamos que o fato de ter intimidade e proximidade auxilia em uma negociação. Por que se fossemos negociar com um desconhecido, usaríamos uma postura diferente. Com um negociador desconhecido devemos analisar o maior números de informações, para alcançar o sucesso na negociação. Ter intimidade é um ponto a favor por conhecer o negociador, sabendo de seus pontos positivos e negativos.

Bibliografias

-COHEN, H. Você pode negociar qualquer coisa. 8ª edição. Record. Rio de Janeiro. 1980

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com