Reflexão da abordagem do sistema nas negociações
Projeto de pesquisa: Reflexão da abordagem do sistema nas negociações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DebMoraes • 10/11/2014 • Projeto de pesquisa • 898 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
1. Introdução.
Desde que nascemos somos obrigados a negociar, por exemplo, um bebê quando esta fome tem que “mostrar” de alguma maneira para a mãe que precisa ser amamentado, sua forma de negociação é o choro, sendo assim desde pequenos estamos condicionados a negociar, quem nunca trocou figurinhas com um amigo e por aí vai, negociar faz parte da nossa rotina, por isto ser um bom negociador é tão importante na nossa vida, seja ela pessoal ou profissional.
O ideal numa negociação é que a mesma seja sempre boa para os dois lados e para isto acontecer os interesses tem de ser comuns, porém a mesma é precedida de vários fatores onde nem sempre as duas partes ganham porque por trás de uma negociação sempre existem grandes interesses, que muitos vezes acarretam em conflitos dificultando a mesma, quanto maior a negociação mais difícil fica de se chegar num denominador comum.
Numa negociação cada parte se utiliza das suas “armas” objetivando chegar numa negociação que lhe seja favorável e para isto devem ser utilizados todos os recursos disponíveis de informação, comunicação, planejamento, tempo afim ter êxito no processo de negociação, sendo muito importante tentar conciliar os interesses de todos.
2. Reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação.
Para o grupo os melhores conceitos de negociação dentro os outros que foram pesquisados de livros e sites foram dos autores: Junqueira (2003), Márcio Miranda (2006), e Donaldson (1999), pois englobam diferentes visões em busca de um mesmo objetivo comum, seja no dia a dia ou mesmo numa determinada situação.
“Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação concientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais” (Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC).
“Negociação é saber conciliar interesses divergentes e obter o melhor resultado possível para ambas as partes, não importando o quanto elas discordem, um bom negociador não evita ou procura conflitos, ele os gerencia” (Márcio Miranda, empresário de sucesso, da Workshop e Revista Mais - 2006).
“Negociação implica em relacionamento, descubra a qualidade dos seus relacionamentos e saberá como estão as suas negociações, sendo assim para negociar bem devemos ter em mente que podemos até ser duros e firmes em relação ao objeto da negociação, mas precisamos ser suaves em relação as pessoas envolvidas”. (Donaldson M. Técnicas de Negociação : o jeito divertido de aprender - 1999).
1. Exemplos de negociação que já se envolveu na sua vida pessoal. Você obteve sucesso nessa negociação? Se não, o que falhou?
Exemplo 1: Venda de um automóvel para um familiar próximo, normalmente é uma negociação que exige muita cautela e conscientização por parte de ambos, porém no caso da referida negociação não houve maiores problemas pois existia um respeito mútuo entre os envolvidos e tudo o que foi combinado ocorreu sem maiores problemas, ou seja foi ganha/ganha.
Exemplo 2: Pegar dinheiro emprestado com parentes. Se trata de uma negociação extremamente delicada pela relação de proximidade existente entre as partes, onde normalmente a o contato direto e frequente com a pessoa. Neste caso devemos ter consciência e
...