Relatório Embalagens Jaguaré
Por: Rafael Dayan • 12/9/2017 • Trabalho acadêmico • 4.276 Palavras (18 Páginas) • 336 Visualizações
Relatório – Embalagens Jaguaré Ltda.
Trabalho Final de Introdução à Gestão
1° Semestre de 2015
[pic 1]
[pic 2]
Introdução
Para efetuar a entrevista e pesquisa do trabalho final de Introdução à gestão, nosso grupo optou como empresa, a Embalagens Jaguaré, para que fosse analisada. Localizada em Barueri, a Jaguaré, é uma empresa que cria soluções inteligentes em embalagens de papelão ondulado, seu principal ramo. Além disso, a empresa visitada tem uma alta preocupação com seus colaboradores, resultando em uma série de prêmios, entre eles, mais de 10 prêmios da Revista Exame por ser uma das 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar. Desse modo, foi feita uma ambientação na fábrica, além de uma entrevista, com o intuito de se obter o máximo possível de conhecimento sobre o local foco da análise. A fábrica é responsável por produzir caixas nas quais muitos dos produtos de nosso cotidiano são embalados, desde fraldas Pampers até impressoras da HP.
O interesse, em entrevistar um gestor de uma companhia com a relevância no setor e o porte da Jaguaré, surgiu após idealizarmos que a empresa que seria abordada por nosso grupo, deveria consistir em uma organização ampla e bem estruturada. De modo que, dentro de suas áreas funcionais pudesse ser analisada, bem como conferida, a maior variedade possível de conceitos da administração aprendidos em aula. Assim, a experiência da visita teria um carater majoritariamente didático, frente ao fato de que ocorerria a elucidação das teorias revisadas em sala de aula, na prática; potencializando, assim, os ganhos educacionais provindos da atividade. Para tanto, houve o contato de uma das integrantes do grupo, Camila, com o diretor da empresa, e filho do fundador, Régis Marques, o qual, ao passo que se configura tambem como padrinho dela, dedicou muita atenção as respostas relativas as perguntas que formulamos, encarando-as com seriedade e assumindo o compromisso de esclarecer de maneira compreensivel todo o leque de processos técnicos de gestão na empresa. Esse fator contribuiu substancialmente para que sua estrutura fosse apresentada com clareza, assim como o trabalho desempenhado por cada tipo de colaborador, de cada respectivo departamento.
Ademais, anterior à etapa da visita, o grupo realizou em conjunto uma revisão dos conteúdos de introdução à gestão apresentados no decorrer do semestre, o que valeu-se como uma estratégia extremamente importante para a garantia de fluidez durante o processo de entrevista. Essa técnica foi adotada, uma vez que era essencial para a análise, de uma empresa como a Jaguaré, o dominio completo dos conceitos, já que a companhia foi fundada em 1974 e desde então, vem crescendo ano a ano de forma contínua e sólida. Acreditando que uma equipe de colaboradores capacitada, pró-ativa e comprometida, aliada a uma estrutura bem planejada, moderna e funcional, resulta em produtos e serviços de qualidade excepcional. Além disso, a empresa conta com equipamentos modernos e diferenciados, adquiridos e ajustados sob medida para atender as demandas especiais de seus clientes. Tendo um direcionamento total voltado ao cliente ético e leal, muitas vezes em detrimento de potenciais ganhos e lucros no curto-prazo, o que foi denotado durante a entrevista diversas vezes.
Ainda, a empresa enfatiza que seus principais objetivos relativos aos seus clientes, são o de estabelecer-se uma parceria ganha-ganha, além de uma politica que prioriza a ética e a transparência. Oferecendo alternativas como soluções para ganhos em processo, em redução de estoque, em eficiencia logistica e em diminuição de gastos com frete; tudo isso de forma adjunta a formulação de embalagens de qualidade.
Contudo, durante a entrevista tornou-se cada vez mais indubitável que o verdadeiro enfoque da companhia é dado aos seus funcionários, o que se evidencia na série de títulos conquistados pela empresa nos últimos anos, relacionados ao bem estar do colaborador. Isso, para nossa pesquisa formulou-se como algo demasiadamente rico, visto que encontra-se embasado em uma sequência de fundamentos teóricos da administração, os quais são provenientes tanto de um cenério clássico quanto contemporâneo. Tal é o compromisso com o colaborador e a enfase teórica, que o gestor insistiu em afirmar repetidas vezes, que muito dos processos da empresa respaldam-se no que é apresentado no livro Metanoia de Roberto Tranjan. Esse autor, ao dispor de inúmeras teorias precedentes a ele, formula uma ideia para aumentar a participação de qualquer membro da companhia na gestão dela, assim, proporcionalmente elevando o compromentimento dos funcionarios com a empresa, e sua satisfação em ser um elemento presente na constituição dela.
[pic 3]
[pic 4]
Metodologia de Trabalho
Uma vez que a empresa foi selecionada, entramos em contato com a secretária de um dos sócios para marcar uma reunião. Logo que marcada, fomos à Barueri para a única sede da empresa, que inclui tanto o local de trabalho dos gestores, quanto o local de produção, a fábrica. Assim, fomos recepcionados de maneira excepcional, estavam nos esperando com uma placa de recepção com o nome de um integrante do grupo. Havia uma estruturação por completa para a recepção de indivíduos que viriam para a reunião, que é aplicada tanto para clientes quanto foi para nós.
O responsável por conceder-nos a entrevista foi Eder Regis Marques, sócio e gestor da Jaguaré. A entrevista foi realizada em uma sala de reuniões e apenas o áudio foi gravado, para nossa consulta. A partir do momento que acabamos a entrevista, fomos guiados, pelo próprio gestor, a um reconhecimento da área de produção. Fomos visitar os locais respectivos das áreas de marketing, desenvolvimento, teste de resistência, produção do papelão, impressão, grampeamento, transformação de tinta, colagem, relação com clientes, entre outros. Conhecemos todo o processo de produção das caixas, no qual o material utilizado é basicamente papel, cola e tinta. O papel é comprado de uma das maiores fabricantes do país, a Klabin. Tal fabricante também explora o mercado da Jaguaré, mas não tem seus produtos tão especificados, permitindo que a Jaguaré tenha clientes fiéis e de longa aliança. Além do papel, que compõe cerca da metade dos gastos da empresa, está a cola, o gás, mão de obra e até manutenção.
...