Relatório Leandro academia simulation
Por: Gustavo Hsu Wu • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.777 Palavras (8 Páginas) • 275 Visualizações
Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP)
Alexandre Ribeiro (9877377)
Bruno Medeiros (9893473)
Fernando Seixas (9269987)
Gabriela Shibao (9773041)
Gustavo Hsu Wu (9760273)
Ingrid Moreno (9269073)
Pedro Souto (9874885)
Phelipe Rodrigues (9893448)
Taís Dotti (9843146)
RELATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Lorena
2016
Alexandre Ribeiro
Bruno Medeiros
Fernando Seixas
Gabriela Shibao
Gustavo Hsu Wu
Ingrid Moreno
Pedro Souto
Phelipe Rodrigues
RELATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Trabalho de Introdução a Engenharia de Produção apresentado a Escola de Engenharia de Lorena como exigência parcial para concluir a matéria de Introdução a Engenharia de Produção.
Orientador: Prof. Dr. Messias Borges Silva
Lorena
2016
RESUMO
O documento relata a dinâmica “Lean Academy Simulation” na qual foram diferenciados os modos de produção, puxado e empurrado, utilizando de blocos de montar. Nela foram observadas diferentes linhas de produção e alguns conceitos como “Work In Process”, “Lead Time”, “Setup”, “Kanban”, “Just in Time(JIT)” e “Single Minute Exchange of Die (SMED)”. Além disso, foi possível comparar os resultados de cada modo de produção e concluir qual deles seria o mais produtivo, mais econômico e mais rápido.
Palavras-Chave: Dinâmica, produção, conceitos.
ABSTRACT
This document reports the dynamic “Lean Academy Simulation” using building blocks that shows the production methods “Push System” and “Pull System” are differents. Through the dynamic different production systems were observed as other concepts like “working process”, “lead time”, “set up”, “kanban”, “jit” e “smed”. Besides that, it was possible to compare results in each production system and conclude which one would be the most productive, the most economic and the faster.
Keywords: dynamic, production, concepts.
Sumário
1 INTRODUÇÃO
1.1 WIP - WORK IN PROCESS
1.2 LEAD TIME
1.3 KANBAN
1.4 JIT - JUST IN TIME
1.5 SETUP
1.6 SMED - SINGLE MINUTE FOR EXCHANGE OR DIE
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MATERIAIS E MÉTODOS
2.2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
A dinâmica “Lean Academy Simulation” representa um sistema de produção que é inicialmente caracterizado por ser do tipo “empurrado” (quando um trabalho é finalizado num posto, o resultado da operação é “empurrado” para a próxima estação ou para o inventário final), e que, ao final, torna-se um sistema do tipo “puxado” (cada estação “puxa” o resultado da montagem da estação anterior, de acordo com o necessário, e os produtos finais da operação são “puxados” pelo cliente de acordo com sua demanda).
O objetivo do documento é relatar o aprendizado sobre os dois modos de produção e outros conceitos como “Work In Process”, “Lead Time”, “Setup”, “Kanban”, “JIT” e “SMED” através da dinâmica e verificar com auxílio dos indicadores escolhidos qual modo de produção é mais produtivo e econômico.
- WIP - WORK IN PROCESS
Trabalho em processo (WIP) ou em processo de inventário inclui o conjunto de grandes quantidades de itens inacabados para os produtos em um processo de produção. Esses itens ainda não estão concluídos, mas foram fabricados ou estão aguardando em uma fila para processamento ou armazenamento. O termo é usado na produção e gestão da cadeia de suprimentos.
- LEAD TIME
De acordo com Erickesen et al. (2007) lead time é o "tempo do caminho crítico da manufatura" (manufacturing critical-path time), ou MCT. De acordo com esse autor, MCT é: "... a típica quantidade de tempo, em dias corridos, desde a criação da ordem, passando pelo caminho crítico, até que pelo menos uma peça do pedido seja entregue ao cliente". Essa definição auxilia o gerente a pensar em todas as etapas que um pedido percorre até chegar ao cliente
1.3 KANBAN
Trata-se de uma simbologia visual usada na indústria para registrar ações. Foi criada pela empresa Toyota e integra o famoso sistema Toyota de produção, estando relacionada a sistemas puxados e ao conceito de entrega Just in Time, termo esse que embora seja confundido com o sistema Kanban, não significa a mesma técnica.
...