Relatório Parcial Prointer Gestão Financeira IV
Por: alyssondias01 • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.574 Palavras (7 Páginas) • 874 Visualizações
[pic 1]
NOME DO POLO
Alysson Augusto Dias Andrade – 3102321835
JOZIANE ALMEIDA
RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV
GUARULHOS, SP
10/2017
Alysson Augusto Dias Andrade – 3102321835
JOZIANE ALMEIDA
RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado e Tecnologia em Gestão Financeira IV.
GUARULHOS, SP
10 / 2017
- SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO 05
TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL:PAYBACK VPL E TIR 06
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO 07
OS ÍNDICES DE ANÁLISE FINANCEIRA 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre as ferramentas usadas para que uma organização tenha uma boa saúde financeira.
O objetivo deste trabalho é descrever minuciosamente as análises que se tem que fazer para manter a saúde da empresa, vendo assim, todos os procedimentos que o gestor financeiro tem que tomar.
Este trabalho tem como base as disciplinas norteadoras do quarto semestre do curso em Tecnologia em Gestão Financeira (Administração Financeira e Orçamentária, Análise de Crédito em Condições de Crédito, Análise de Investimentos, Gestão de Capital de Giro e Planejamento Estratégico).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO
O planejamento financeiro é a melhor estratégia para que os empreendedores sejam capazes de determinar suas metas financeiras de curto e longo prazo. Neste sentido, pode-se dizer que o planejamento financeiro é uma ferramenta administrativa que o gestor utiliza para reconhecer o cenário atual do empreendimento.
Quando o gestor tem em à sua frente um planejamento financeiro, poderá organizar as diretrizes para faze-la crescer de forma sustentável, desviando do perigo de dificuldades financeiras e de falir.
O aumento no fluxo de caixa admite uma melhor análise sobre quais investimentos podem aperfeiçoar seu bem-estar financeiro global. O gestor vai entender melhor seus resultados, trazer objetivos financeiros mensuráveis, controlar suas entradas e saídas, de recursos e abordar seu orçamento de maneira mais eficaz.
Para fazer um bom planejamento financeiro o gestor pode aproveitar os benefícios de um software de gestão financeira (ERP) para organizar de maneira mais adequada as finanças das empresas, e pode também contar com o auxílio de uma empresa especializada (contabilidade).
Se o gestor tem em sua rotina práticas que o abasteçam com informações precisas e valiosas sobre a saúde financeira de seu negócio, ele terá muito mais precisão na hora de saber o que fazer para que o empreendimento prospere e evitar os riscos de mercado. E o primeiro passo para assegurar que seu planejamento financeiro vai ser cumprido da melhor forma possível é se cercar dos melhores profissionais, de modo que o cenário atual seja percebido com muita sensatez e acerto, e para que se tenha um plano personalizado para o seu negócio, com metas bem esquematizadas.
TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: PAYBACK, VPL, TIR
Técnicas de Orçamento de Capital: Os panoramas mais usados de cálculo do valor do dinheiro no tempo, considerações de risco e retorno e conceitos de avaliação para selecionar gastos de capital compatíveis com o objetivo de um “up” da lucratividade e riqueza dos proprietários da empresa. Basicamente todas as análises feitas tem uma relação com o tempo.
Payback: A palavra Payback tem origem britânica e na tradução literal tem como seu significado retorno, ou seja, Payback é um cálculo simples do tempo que levará para um investimento se pagar. Além da facilidade de entender seu propósito, o Payback é fácil de aplicar. O Payback é o método mais indicado para startups e pequenas empresas, pois o tempo e esforços utilizados para fazer análises econômicas mais sofisticadas não fazem sentido para projetos menores.
VPL: O VPL é uma métrica que tem como objetivo calcular o valor presente de uma sucessão de pagamentos futuros, deduzindo uma taxa de custo de capital. Esse cálculo é extremamente necessário, graças ao fato de que o dinheiro que receberemos no futuro não terá o mesmo valor que o dinheiro possui no tempo presente.
É válido ressaltar que esse tipo de conhecimento é proveniente da matemática financeira, que diz que não podemos somar ou subtrair valores futuros no fluxo de caixa de um projeto de investimento. Devemos sempre considerar o valor do dinheiro no tempo.
TIR: A TIR calcula a taxa de desconto que deve ter um fluxo de caixa para que seu Valor Presente Líquido (VPL) iguale-se a zero. O VPL traz ao valor presente um valor futuro. Ele representa a diferença entre os recebimentos e os pagamentos de um projeto de investimento em valores monetários atuais. A Taxa Interna de Retorno reflete a qualidade de um investimento. Ela é utilizada amplamente por empresas para determinar se devem ou não investir. Além disso, gestores financeiros fazem uso da TIR para comparar diferentes opções de investimentos. Por exemplo, um investimento X será escolhido se sua Taxa Interna de Retorno for maior que aquela de um investimento Y (considerando o mesmo risco para ambas as opções, claro).
...