Parcial - Prointer IV
Por: Line Cruz • 13/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 601 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação à Distância – Pólo Angra dos Reis
Curso Superior de Tecnologia em Logística
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA IV – PROINTER IV
RELATÓRIO PARCIAL
Denise Fernanda Batista RA 2803857623
Henrique Ferreira do Amaral RA 2268004211
Luciana Cristina Saturnino RA 2803857655
Stefania Garcia Marques RA 9918006349
Tutora Presencial: Claudia Borjaille F. Telles
Tutor Ead: Gilberto Morais
Angra dos Reis, 20 de outubro de 2016
SUMÁRIO[pic 1]
1. INTRODUÇÃO
2. ANÁLISE SWOT APLICADA AO CONTROLE DE ESTOQUE EM ARMAZÉNS
3. TIPOS DE TRANSPORTES MAIS UTILIZADOS EM DIFERENTES PRODUTOS
4. CHECK LIST PARA VALIDAÇÃO DE EMPRESAS DE TRANSPORTES
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
O aumento do nível de exigência dos clientes aliado à crescente competitividade entre as organizações, exige esforços para a melhoria contínua dos seus processos e a implantação de serviços diferenciados. Segundo FILHO(2006), Por outro lado, em grande parte das empresas, o transporte representa de um a dois terços dos custos logísticos, portanto, a contratação desses serviços geralmente é feita de forma bastante criteriosa, neste sentido, fatores como terceirização e redução de custos e de prazos de entrega são itens cada vez mais requisitados e, conseqüentemente, exigem das operadoras do transporte de cargas a adoção de novos procedimentos de modo a compatibilizar os preços praticados com o nível de serviço solicitado.
De acordo com PEREIRA (2002) podemos afirmar que os sistemas de Transportes estruturados de forma organizada, ou seja, com Qualidade, além de serem mais produtivos, também contribuem para: a) Aumentar a competição do mercado; b) Garantir a economia de escala na produção; c) Reduzir os preços das mercadorias. Dessa forma, os tomadores de serviço que contratam uma empresa de qualidade, esperam não somente a eficiência dos seus serviços mas que também consigam surpreender as expectativas dos clientes tanto na distribuição quanto na qualidade dos produtos transportados.
Além de perda de competitividade no mercado, empresas que não dispõem de um sistema de logística com qualidade incorrem custos adicionais, segundo FELÍCIO(2015), no que se refletem na qualidade dos serviços prestados aos clientes, seja por não dispor das mercadorias ou produtos requeridos, seja por menor prestação quanto ao atendimento.
Outro fator de suma importância é o seguro de transporte, a garantia proporcionada pelo mesmo é imprescindível e está diretamente ligada à qualidade do serviço prestado, pelo respaldo a qualquer sinistro que possa ocorrer.
- ANÁLISE SWOT APLICADA AO CONTROLE DE ESTOQUE EM ARMAZÉNS
O controle de estoques é uma ferramenta fundamental para que empresas consigam maior produtividade operacional, assegurando níveis suficientes de insumos para que não haja atrasos devido a falta de estoque, nem excesso de insumos, aumentando custos de armazenagem com espaço físico e pessoal. Segundo FELÍCIO(2015), os processos de armazenagem, com a conseqüente constituição de estoques, são necessários para assegurar a distribuição e manter o equilíbrio entre os fluxos das mercadorias disponíveis para o cliente e a sua procura dependente da intensidade de rotação.
De acordo com SILVA et al (2011), a Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário. Diante disto, será apresentada a Análise SWOT aplicada ao controle de estoque em armazéns, conforme Tabela 1, evidenciando suas potencialidades e fraquezas, para que respectivamente, possam ser exploradas e sanadas.
Tabela 1 – Matriz Swot aplicada ao controle de estoque
Pontos Fortes | Pontos Fracos |
|
|
Oportunidades | Ameaças |
|
|
- TIPOS DE TRANSPORTES MAIS UTILIZADOS EM DIFERENTES PRODUTOS
Para realização do processo logístico, um dos pilares fundamentais é o transporte das mercadorias, porém há diferentes tipos produtos a serem transportados e diversos tipos de transportes que podem vir a serem utilizados, esses modais possuem características próprias e distinguem-se nas suas aplicações.
Segundo MICHELE(2012), o transporte ferroviário pode transportar um volume expressivo de carga por longas distâncias, apesar de mais barato não é tão ágil quanto os demais modais e é adequado para a condução de mercadorias agrícolas, minérios de ferro, produtos siderúrgicos, fertilizantes, derivados de petróleo, entre outros.
...