Relatório de Estágio Supervisionado Em Alimentação
Por: Karen Leticia • 27/3/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 5.745 Palavras (23 Páginas) • 392 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA
SHIRLEY MOREIRA DE ARAÚJO
RIO DE JANEIRO, RJ
2022
[pic 3]
NOME DA INSTITUIÇÃO
Universidade Pitágoras Unopar
Shirley Moreira de Araújo
NOME DO COORDENADOR DO CURSO
Rômulo Cabral
NOME DO SUPERVISOR
Hélio Alberto Pinheiro de Souza Crn 20100204/Rj
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. APRESENTAÇÃO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. ATIVIDADE DO ESTAGIÁRIO 7
4. UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO 8
4.1 Caracterização do Serviço 8
4.2 Características Físicas 8
4.3 Pessoal 10
4.4 Controle de Qualidade 11
4.5 Cardápio 11
4.6 Higienização 11
4.7 Funcionamento Geral 12
4.8 Instrumentos Administrativos 12
4.9 Segurança do Trabalho 12
5 ATIVIDADES DE ESTUDO DE CASO 13
5.1 Atividade 1 13
5.2 Atividade 2 20
3 TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 26
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
5 REFERÊNCIAS 28
- APRESENTAÇÃO
O estágio em Nutrição na Alimentação Coletiva, foi realizado no setor de alimentação Creche Iracy Moreira Theodoro. A unidade é comporta por três funcionários, sendo um cozinheiro e dois ajudantes de cozinha. A UAN é encarregada de ofertar 3 refeições, sendo elas café da manhã, almoço e janta, para os alunos da pré-escola, que têm á partir de 4 anos de idade. Ao todo, a unidade de alimentação oferta, diariamente, cerca de 40 refeições. Têm o cardápio proposto por nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, por ser escola municipal, porém a área de produção não tem nenhum tipo de assistência.
O grande enfoque da escola e seu setor de alimentação é garantir refeições de qualidade para as crianças que ali estudam, visto que são um público de grande vunerabilidade social, onde precisam de um suporte alimentar com bom aporte nutricional e a escola o faz.
- INTRODUÇÃO
As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) como os as escolas, creches, restaurantes universitários são denominadas Serviços de Alimentação e Nutrição (SAN) (COSTA et al., 2017). Trata-se de espaços que desempenham atividades relacionadas à preparação e fornecimento de refeições adequadas nutricionalmente ao público destinado. Tem como objetivo principal servir refeições saudáveis do ponto de vista nutricional e higiênico sanitário (LANZILLOTTI et al., 2004;TRANCOSO; TOMASIAK, 2004).
O Estágio em Unidades de Alimentação e Nutrição é de suma importância para que os alunos possam aprender na prática e vivência como é a rotina em uma cozinha, onde possa aplicar atividades relacionadas à boas práticas de manipulação, fazer controle de estoque eficiente para aquele determinado público, evitar gastos e sobras e um cardápio adequado para os alunos.
A qualidade microbiológica dos alimentos é de extrema importância e se destaca em relação às outras, posto que qualquer erro durante o processo pode suscitar o comprometimento direto da saúde dos comensais. Essas falhas podem provir de perigos dispostos em qualquer etapa da produção de alimentos, tornando-se imprescindível a implantação de um controle adequado ao longo de toda a cadeia (ABREU; SPINELLI, 2013).
Com base nisso, Florencio e Maistro (2010) ressalta a importância do profissional nutricionista nesse processo (quando se faz o exercício da responsabilidade). Conforme o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o nutricionista, é atribuição deste, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição, além de realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas (ESTEVAM; CABRAL, 2017).
O âmbito escolar é um dos ambientes de predominância do público infantil constituindo-se um local para a aprendizagem dos conteúdos básicos do ensino, além de ser considerado como campo estratégico para a realização de ações voltadas para a promoção da saúde e dos hábitos alimentares saudáveis (CARVALHO, 2015; SILVA; ALMEIDA; SOUSA, 2016).
Apesar de muitas escolas não se sentirem responsáveis pela prática de saúde em seus ambientes, é de suma importância seu papel na educação alimentar, pois lida direto com as famílias podendo haver promoções de saúde juntamente com a comunidade, para que exista uma conexão das crianças com os adultos, trabalhando juntos no processo de aprendizado, para assim, melhorar a qualidade de vida como um todo (MEDEIROS et al., 2018).
O profissional nutricionista está presente também nas Creches, trazendo segurança alimentar para as crianças matriculadas, tanto na alimentação adequada quanto na higienização e funcionamento da cozinda.
A partir do exposto, o relatório tem como objetivo trazer as atividades desenvolvidas na Escola Municipal Ruy Barbosa.
- ATIVIDADE DO ESTAGIÁRIO
3.1- Higienização dos alimentos
3.2- Organização de materiais voltados para ação educativa
3.3- Coordenação da área alimentar
3.4- Elaboração de cardápio
3.5- Verificação da validade dos alimentos
...