Relatório de estágio
Por: Magdalina • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 984 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
- INTRODUÇÃO
O estágio está sendo realizado na Prefeitura de Taubaté, especificamente no Centro Cultural de Taubaté, pelo período de 1 (um) ano.
O Centro Cultural de Taubaté foi inaugurado no dia 24 de setembro de 2008. O objetivo do local é incentivar a arte por meio de exposições e apresentações de espetáculos culturais. No Centro, funciona o Projeto Guri, o Integrante Arte e Dança, Ensaios da Orquestra Osita, o museu Yves Schmidt, uma biblioteca e sessões de cinema e teatro. O lugar possui ainda um salão de eventos, direcionado para apresentações teatrais, musicais e de dança e um salão de artes plásticas, voltado para exposições.
O Centro Cultura fica localizado na Praça Coronel Vitoriano, 1 no Centro da cidade. O seu horário de funcionamento é das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.
- DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Objetivamente, a prefeitura de Taubaté foi criada por força da Lei Estadual nº 1038, de 19 de Dezembro de 1906, que estabelecia a organização municipal dividindo a administração entre os vereadores e o prefeito, além dos sub-prefeitos distritais. Determinava também a quantidade de vereadores que deveriam ter as câmaras municipais. Em seu artigo 3º, determinava que Taubaté teria 10 (dez) vereadores. Destes, por meio de eleição, escolhia-se o prefeito. Os sub-prefeitos eram escolhidos por meio de eleição pelos vereadores. Os candidatos eram os moradores dos bairros, não podendo ser nenhum edil. O mandato durava três anos, podendo haver reeleição.
O primeiro prefeito eleito em Taubaté, foi o Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, em 1908 (apesar da lei da organização municipal ser de 1906, a eleição para vereadores só aconteceu no final de 1907 e os eleitos assumiram nos primeiros dias de 1908). Escolha quase unânime, tendo em vista que a oposição tinha feito apenas três vereadores, sendo o advogado Bento Eneas de Souza e Castro era o mais representativo.
- Atividades práticas realizadas
O local do estágio é o Centro Cultural de Taubaté, no gabinete do vice-prefeito Edson Aparecido de Oliveira, onde há quinze pessoas trabalhando, sete delas são estagiários, sendo cada um encarregado de uma função distinta, tendo como destaque geral do setor o Gerente de Área, Carlos Alberto da Silva Júnior.
Faço parte do FUSSTA (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté), onde realizo o recolhimento de notas fiscais das lojas previamente cadastradas, para o projeto Bandeira Verde, criado pela primeira dama Mariah Perrota Ortiz, com o intuito de ajudar entidades sociais carentes de Taubaté, como o Lar Irmã Amália, a SOAPRO, Casas Pia, Associação Projeto Esperança Criança e Família, etc. Depois de realizado o recolhimento das notas fiscais, realizo a separação das mesmas por loja/dia/quantidade, somo o total de cada loja e depois faço lançamento de uma por uma no site da nota fiscal paulista para a doação para as entidades.
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
3. RELATÓRIO DESCRITIVO
O estágio desde o primeiro dia tem sido um grande desafio pra mim, pois é o meu primeiro emprego. Aprendi a lidar com uma rotina, horários, responsabilidades e com vários tipos de pessoas. Por ser um estágio realizado no gabinete do vice- prefeito, acabo tendo contato com vários tipos de problemas e pedidos que os munícipes vem trazer à ele. É muito bom ter contato com um serviço público, pois meu sonho é ser concursada, e enquanto eu vou lidando com essa rotina pública só tenho mais certeza do que eu realmente quero. A princípio foi complicado, pois não sabia muito bem como lidar com as tarefas diárias e com as pessoas, mas agora aprendi bem e fiz várias amizades, principalmente com as escriturárias que são pessoas muito simpáticas.
...