Remuneração por Habilidades
Por: Gueguy • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.300 Palavras (6 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CACHOEIRA DO SUL[pic 2]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Desenvolvimento de Pessoas
Remuneração por Habilidades
Gabriel Castro, Gustavo Dias, Indiara Dias e T’amai Treichel
Cachoeira do Sul, RS, Setembro de 2014.
Definição:
Atualmente se definir a renumeração por habilidades nas empresas se passa por diferentes nomes utilizados, os mais comuns são: A remuneração por conhecimento ou por habilidades certificadas. Essa forma de remuneração é consequência do aumento do ambiente de negócios e a partir da década de 90 passou a ser uma tendência nas empresas. As empresas passaram por um reposicionamento quanto ao fator humano e o desenvolvimento do colaborador por ser fundamental para o sucesso das organizações. Passando a valer pra todos os setores sejam os mais técnicos ou os mais simples. O sistema de remuneração por habilidades tem a proposta de fortalecer a remuneração e o desenvolvimento dos indivíduos. A remuneração deixa de ser vinculada apenas ao cargo e sim ao colaborador.
Identificando Habilidades
Uma habilidade pode ser definida como a capacidade de realizar uma tarefa e são caracterizadas pelos seguintes elementos:
- Conhecimentos: constituem um conjunto de conceitos, técnicas, teorias e metodologias relacionadas ao trabalho. É o saber adquirido, podendo ser transmitido e aprendido.
- Aptidões pessoais: relacionam-se às características do indivíduo, como a capacidade de concentração e coordenação motora.
- Aplicação prática: relaciona-se à mobilização dos conhecimentos teóricos e das aptidões pessoais, aplicados no trabalho.
As habilidades são determinadas de acordo com a realidade de cada organização. Há três formas para a definição de habilidades.
- Primeira, com base na análise das habilidades de um grupo de especialistas ou profissionais em diferentes momentos da carreira de um determinado cargo, função ou processo de trabalho.
- Segunda, a partir da análise de um grupo de profissionais com alto desempenho em um determinado cargo, função ou processo de trabalho.
- Terceira, com base na análise dos processos atuais e dos processos a serem criados ou desenvolvidos futuramente, que proverão apoio aos objetivos estratégicos da organização.
Principais Características:
Base salarial – Diferentemente da tradicional, baseada na composição do cargo que engloba responsabilidades, escolaridade e autoridade. O sistema de remuneração por habilidades exige uma abordagem dinâmica em virtude da multifuncionalidade dos funcionários e maior flexibilidade devido à existência de cargos amplos. O cargo passa a ser periférico e a remuneração consiste na habilidade ou bloco de habilidades.
Carreira por habilidades – Diferentemente do sistema tradicional que consiste na evolução vertical dos cargos, a carreira por habilidades dentro do sistema de remuneração por habilidades consiste em progressão horizontal, ou seja, o colaborador evoluir profissionalmente por meio da aquisição, do desenvolvimento e da aplicação de habilidades formalmente preestabelecidas e avaliadas pela organização. Quanto mais habilidades o colaborador possuir, mais valioso se torna para a empresa e mais possibilidade de evolução.
Movimentação salarial – Baseada em dois fatores, primeiramente, a necessidade da organização em virtude da definição de multifuncionalidades exigida. Segundo, pelo próprio esforço pessoal do colaborador em buscar novas habilidades.
Avaliação e certificação de habilidades - Os sistemas tradicionais pressupõem que o profissional possua determinado conjunto de habilidades, e para promoções ou evoluções salariais não é necessário a demonstração de tais habilidades. No sistema de remuneração por habilidades, os aumentos de salário estão vinculados diretamente à demonstração na prática dessas habilidades. Quanto a questão de avaliação, são semelhantes à questões de certificações de sistema de qualidade, como a certificação por normas ISO nas quais são realizadas auditorias para ver se o sistema está em conformidade com o exigido. Na remuneração por habilidades, a certificação garante que o funcionário está apto e com plenas habilidades de exercer as tarefas exigidas. Tais avaliações devem ser feitas periodicamente, através de provas práticas, teóricas ou observação direta.
Lógica da remuneração - No sistema tradicional, a remuneração é baseada no cargo, com suas políticas, responsabilidades e atribuições. Na remuneração por habilidades, o foco passa a ser o individuo, que é recompensado pelo conjunto de habilidades ou blocos de habilidades que podem ser adquiridos de acordo com as necessidades da organizações e os interesses pessoais. Logo, quanto mais habilidades o profissional tiver adquirido, maior será sua remuneração. Essa forma de remuneração poderá basear-se em um valor determinado para uma habilidade isolada ou pelo valor de um bloco de habilidades similares.
...