Resenha Contabilidade Geral Introdutória
Por: Anapaula Soares • 26/7/2022 • Trabalho acadêmico • 674 Palavras (3 Páginas) • 117 Visualizações
Nome do aluno (a): | Ana Paula Soares Barbosa |
Curso: | Administração |
Disciplina: | Contabilidade Geral Introdutória |
Professor (a): | Marinette Santana Fraga |
RESENHA
O artigo do assunto da resenha tem como de tema, A importância da gestão no planejamento de fluxo de caixa para o controle financeiro de micro e pequenas empresas, dos autores, Adriano Araújo, Elson Machado Teixeira, César Licório
O artigo em questão aborda a importância do planejamento do fluxo de caixa nas micro e pequenas empresas, que tem como objetivo principal dar suporte ao processo de decisões sendo papel essencial para o controle financeiro e estratégico das empresas. Sendo assim, a demonstração de fluxo de caixa torna-se de grande importância, pois, visa a ajuda do controle financeiro de uma empresa em determinado período.
Vários autores conceituam o fluxo de caixa, Neto (2009), por exemplo, conceitua o fluxo de caixa como uma ferramenta prática de simples laboração e compreensão que comprova as operações financeiras que serão conseguidas pela empresa, provocando a tomada de decisão. Uma gestão que deseja ser boa e eficiente depende da adoção do fluxo de caixa, visto que, o mesmo que impede situações de insolvência e outras possíveis ameaças.
Objetivos como: Buscar o equilíbrio entre os fluxos de entrada e saída de recursos; demonstrar em que período a empresa precisa captar recursos ou aplica-los quando existir excedente de caixa; visualização do volume de vendas da empresa; análise da situação de inadimplência dos clientes. Nos mostra que o fluxo de caixa sugere ao gestor uma visão mais aberta sofre o que acontece dentro da empresa, dando a ele uma confiança maior sobre onde investir e o que fazer na empresa, pois o mesmo saberá os caminhos que o dinheiro da empresa faz.
O fluxo de caixa sendo uma tarefa simples de controle financeiro, é de extrema importância para analisarmos o controle, pois não saberemos só saídas e entradas, mas também, onde a empresa poderá investir futuramente.
Como tudo na vida, o fluxo de caixa também tem suas vantagens e desvantagens, porém, o artigo nos apresenta muito mais vantagens, como: Proporcionar a empresa um auto
planejamento utilizando-o como base; proporcionar a empresa uma visão de curto e médio prazo; ter um saldo de caixa para eventuais despesas; planejar pagamentos em datas corretas evitando a inadimplência; etc. Algumas desvantagens também se fazem presentes como as citadas a seguir: O custo adicional para se manter um profissional capacitado e com conhecimento das atividades operacionais da empresa; a falta de habilidade do administrador para coordenar a equipe a fim de serem repassadas informações com consistência e confiabilidade; a falta de atenção, pois basta um erro e todo o fluxo estará comprometido, falta de apoio da alta direção no planejamento e controle financeiro, distorções de valores projetados. Ou seja, a empresa precisa se atender aos detalhes para não cometer erros cruciais.
...