Resenha do Livro Inovação e Sustentabilidade - Barbieri
Por: Gabriel Palozi • 11/5/2020 • Resenha • 557 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE POSITIVO
ADMINISTRAÇÃO
GABRIEL FELIPE PALOZI
ARTIGO INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Resenha
CURITIBA
2019
SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO
O artigo de José Carlos Barbieri, Isabella Freitas Gouveia de Vasconcelos,Tales Andreassi e Flávio Carvalho de Vasconcelos está relacionado a área de Responsabilidade Social e a importância de uma gestão que se preocupa em gerar impactos positivos no meio social, ambiental e econômico.
O termo 'Responsabilidade Social Empresarial' da ênfase a necessidade de resolver dilemas diários incluindo todos: Empregados, empresas, clientes, fornecedores e sociedade.
Ao abordarem o Contrato Social, os autores sugerem que a Responsabilidade Social Empresarial decorre de um contrato (hipotético ou real) com a sociedade. As teorias são apresentadas de forma objetiva, onde são destacadas suas origens e influências, como também suas contribuições e limitações.
É destacado nos textos os dois grandes movimentos sociais: Responsabilidade Social Empresarial e o do Desenvolvimento Sustentável, movimentos que possuem distinção de propósitos, mas que se misturam no mundo contemporâneo. A Responsabilidade Social Empresarial é um meio para o Desenvolvimento Sustentável, onde encontra-se uma questão de ética e uma gestão socioambiental.
Também é possível encontrar no artigo informações que apontam a Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Sustentável, onde trata-se de fontes e princípios diretivos para o estabelecimento de estratégias empresariais, como também alguns instrumentos de gestão, alinhados com estratégias de empresas sustentáveis, portanto os autores deixam clara a necessidade de uma empresa assumir uma política de Responsabilidade Social, para que os projetos e ações aconteça de forma em que o desperdício de recursos é evitado.
Um termo que aparece no texto é organização sustentável, o qual trata de simultaneamente ser eficiente em questões econômicas, promovendo mudanças positivas em todos os segmentos da empresa.
A consideração final realizada pelos autores resume toda a ideia sobre a importância de considerar um negócio que carregue em si a inovação e a sustentabilidade: “O modelo de organização inovadora sustentável é uma resposta às pressões institucionais por uma organização que seja capaz de inovar com eficiência em termos econômicos, mas com responsabilidade social e ambiental. Esse tipo de organização busca vantagem competitiva desenvolvendo produtos, serviços, processos e negócios, novos ou modificados, com base nas dimensões social, ambiental e econômica. Ela reúne duas características essenciais: é inovadora e orientada para a sustentabilidade.”
No mundo em que vivemos hoje é possível unir todos esses conceitos e estudar a possibilidade de realizar algo que seja apropriado para todos, principalmente quando trata-se de pessoas e meio ambiente.
Estudando esse artigo conseguimos ter uma visão mais ampla sobre a importância desses dados e observar que já existem empresas que pensam nesses itens e podem ser consideradas parte de uma evolução, pois atualmente a utilização desses recursos influenciam de forma bastante significativa no mercado e nos negócios, como citada no trecho seguinte:
...