Resenha filme Becky bloom
Por: livinhaana • 27/9/2018 • Resenha • 421 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
Universidade Estadual do Ceará[pic 1]
Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA
Curso de Administração de Empresas
Disciplina: Marketing
Prof. César Lacerda
Os delírios de consumo: Somos todos Becky Bloom?
Nome: Ana Lívia Gomes da Silva Matrícula: 1378400
O filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom” trata sobre a história de Rebecca Bloom, uma típica consumista, que mesmo devendo dinheiro ao banco, aos cartões e a sua amiga, não consegue controlar o desejo de comprar. O mais irônico, é que Becky é uma jornalista financeira, que dá conselhos aos outros sobre como utilizar o dinheiro, sendo que a própria não tem nenhum controle sobre os seus gastos.
Fazendo uma relação do filme com a vida real, podemos destacar a expansão do consumismo nas pessoas nessa nova sociedade da Era digital. No filme, vemos o apelo das lojas em relação as propagandas para induzir o consumidor a acreditar que ele tem uma necessidade daquele produto, como é o caso da Becky, onde na cabeça dela, os produtos que ela está comprando são de extrema necessidade, quando na realidade são apenas itens supérfluos com uma excelente propaganda de divulgação.
Um dos objetivos do Marketing é exatamente esse, é convencer o cliente criando um desejo de consumo a partir de suas necessidades. O Marketing tem o dever de definir, medir e qualificar o tamanho do mercado para assim trazer um crescimento no lucro da organização.
A protagonista do filme pode ser classificada como consumista por conta de suas práticas de compras em excesso, sem necessidade, ou até mesmo inconscientes. No decorrer do filme, vemos todas as consequências dos atos de Becky, desde ter que reconquistar a confiança daqueles que ela teve que mentir para manter seu status, até recuperar seu crédito com banco realizando o pagamento de suas dívidas.
Por fim, nós podemos concluir que todos somos Becky Bloom, pessoas que são diariamente levadas a adquirir um produto em decorrência das estratégias de marketing do mercado. É comum algumas pessoas aconselharem a consumir menos e de forma consciente, mas isso não necessariamente diz para ignorar os jogos de marketing, o mais importante é ter total consciência da real necessidade e do valor que determinado produto trará para a sua vida. Lembrem-se: Antes de comprar, pergunte a si mesmo: Eu gosto realmente disso? Eu realmente preciso disso? É o momento certo para comprar isso?
...