Resenha wall street
Por: VictorMtrabalho • 28/6/2015 • Resenha • 284 Palavras (2 Páginas) • 459 Visualizações
Resenha do Filme: “A Fraude”
Resenha de Victor Paulo Mafra Mattos
Esse filme retrata a história de Bud Fox (Charlie Sheen), que é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Em busca de crescimento profissional, ele procura Gordon Gekko (Michael Douglas), um bilionário que trabalha no mercado financeiro. A partir daí já podemos identificar a assimetria de informações presente na bolsa de valores, o que não permite com que o mercado seja eficiente, pois ele passa à Gekko a informação obtida pelo seu pai, líder sindical da companhia aérea Bluestar, de que a empresa para a qual trabalha ganhou um importante processo. Utilizando essa informação privilegiada (pois ela não foi ainda divulgada oficialmente) faz com que o empresário ganhe muito dinheiro pois comprou as ações subestimadas e vendeu quando estavam sobrestimadas.
Esse filme nos mostra também os artifícios que poderosos investidores utilizam para manipular o mercado de ações, criando falsos cenários, ora levando investidores a comprar ações de forma impensada, ora levando-os a vendê-las freneticamente, guiados que são pelas ondas criadas (informações plantadas). Assim, os que estão “no controle” tiram a máxima vantagem dos movimentos ilusórios por eles criados. A frase dita por Gekko: “segredo é a alma do negócio” demonstra basicamente a assimetria de informações, expondo algumas das fragilidades do sistema econômico moderno globalizado.
No final do filme, podemos ver a prisão de Bud Fox e o esquema armado para prender Gordon Gekko, o que demonstra que nos Estados Unidos as regras são duras e quem mexe com informações privilegiadas pode ir preso de verdade, mostrando um esforço para evitar as irregularidades e a manipulação de preços, objetivando trazer mais transparência ao sistema.
...