TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico do filme - O menino do pijama listrado

Por:   •  28/11/2017  •  Dissertação  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  8.774 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Complementar –

Resumo  crítico do filme: O menino do pijama listrado

O filme mostra o nascer de uma amizade entre dois garotos de oito anos em um campo de concentração de judeus. De um lado, Bruno filho de um oficial alemão nazista que ao ser transferido de Berlim para comandar o campo de concentração, muda-se para o interior da Alemanha num local bem próximo a este campo juntamente com a esposa, a filha e Bruno. E do outro lado temos Shmuel, filho de um judeu aprisionado no campo de concentração comandado pelo pai de Bruno.

Bruno e sua irmã inicialmente tiveram dificuldade para se habituar a um lugar afastado onde não tinham contato com outras crianças e nem freqüentavam a escola. Bruno, para se distrair começa a explorar o quintal da casa e sua irmã se aproxima de um dos oficiais.

Bruno, a cada dia mais entediado começa a procurar novos lugares para explorar até que consegue acessar o lado de fora do quintal e passa a seguir em direção ao que ele acredita ser uma fazenda onde as pessoas vivem de pijama, mas na verdade era o campo de concentração de judeus aprisionados.

Deste modo, ao chegar a cerca do campo de concentração Bruno se depara com Shmuel, sentado perto de uma carriola e começa ai uma grande amizade. Bruno começa a ir todos os dias até a cerca para conversar, brincar e levar alimentos para Shmuel.

O pai de Bruno contrata um professor para dar aulas particulares para os filhos, uma vez que estes não poderiam frequentar a escola normalmente. E este professor passa a ensinar para Bruno e sua irmã o idealismo nazista.

Bruno, apesar dos ensinamentos do professor, com toda inocência de uma criança não acredita que Shmuel seja uma pessoa má e continua a visitar e alimentar o novo amigo.

A mãe de Bruno começa a se dar conta das coisas que o esposo faz e não concorda, até que um dia ela pede ao marido que deixe ela e os filhos partirem e este concorda com seu pedido.

No dia anterior à sua partida, Bruno visita Shmuel e este lhe conta que seu pai havia saído do campo para trabalhar e não voltou. Combinam então em procurar o pai de Shmuel, mas para isto, Bruno teria que raspar a cabeça e usar uma roupa idêntica a de Shmuel e ainda teriam que encontrar uma forma para Bruno entrar no campo de concentração. Para as vestes Shmuel deu a solução: Bruno usaria um chapéu para cobrir o cabelo e Shmuel providenciaria as vestes e o chapéu; para Bruno restou a tarefa de levar a ferramenta com que pudessem abrir um buraco sob a cerca pelo qual ele passaria para dentro do campo de concentração.

E assim fizeram. Bruno entrou no campo de concentração e juntos começaram a procura pelo pai de Shmuel.  As inocentes crianças procuraram por vários galpões até que se misturaram a um grupo de judeus que seriam levados para a morte. E, duas crianças inocentes, ao se misturar aos outros também são levados à morte.

Assim, o filme retrata as barbáries do nazismo e termina de forma trágica, mas deixa a bela lição de que se não estivermos impregnados por idealismos e influências que nos levem a preconceitos de qualquer categoria, seja de raça, cor, credo, classe social, seremos capazes de enxergar o próximo como ser humano, iguais a nós mesmos e que não importa qual a barreira que nos impede de chegarmos até o próximo, sempre haverá uma maneira de estarmos próximos uns dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com