Resumo clima organizacional
Por: Sibele Gomes • 15/6/2017 • Resenha • 487 Palavras (2 Páginas) • 813 Visualizações
DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2012. (capitulo 10)
O texto “clima organizacional” é o decimo de nove capítulos do livro “Sociologia das Organizações” do autor Reinaldo Dias, lançado pela editora Atlas, no ano de 2012. Por meio de uma linguagem clara e objetiva Dias aborda o conceito de clima organizacional apresentando vários exemplos para a melhor compreensão do leitor, com o objetivo de mostrar as diferenças diversas do assunto abordado.
Inicialmente o autor explica a definição de clima organizacional pois trata-se de uma ”formação da percepção do coletivo(ambiente ou atmosfera organizacional) que se constitui a partir do momento em que se defrontam as ideias preconcebidas das pessoas sobre o seu local de trabalho e o dia a dia da organização” (p.222) O autor ressalta que ”O clima organizacional é a expressão pessoal da visão que os trabalhadores e dirigentes adquirem da organização à qual pertencem. O clima organizacional está diretamente relacionado com o grau de satisfação, as expectativas e as necessidades dos integrantes de uma organização.” (p. 222)
Apresentando características do clima organizacional tais como, “O clima é um conceito molecular e sintético de uma organização, como o é a personalidade de um individuo.” (p. 222) “O clima é uma configuração particular de variáveis situacionais.” (p. 222) “O clima está determinado em sua maior parte pelas características, as condutas, as expectativas de outras pessoas, pelas realidades sociológicas e culturais da organização.” (p.222) “Pode ser difícil descrevê-lo com palavras, embora seus resultados possam ser identificados facilmente” (p.223). Ele apresenta alguns exemplos de clima organizacional tais como: “De intimidade: favorece a integração do grupo aumentando as relações sociais amistosas [...] De espírito de equipe: os membros da organização sentem que suas necessidades sociais são atendidas e ao mesmo tempo gozam do sentimento de tarefa cumprida. [...] Burocrático: há uma atmosfera fechada e formal. Insiste-se na papelada e nos canais regulamentares. Nas discussões de trabalho, predominam as referências a regras, regulamentos e procedimentos.” (p. 223).
Por fim o autor define que “O clima organizacional retrata o grau de satisfação das pessoas nos ambientes de trabalho e pode apontar a sua predisposição para apoiar a implantação e manutenção de novas filosofias gerenciais.” (p. 224). “O clima organizacional está diretamente relacionado com a cultura das organizações. As modificações culturais geram expectativas, às vezes insatisfação e insegurança. Essas situações criam climas organizacionais que produzem uma redução da capacidade de trabalho. São indicadores de um clima organizacional negativo: o absenteísmo, alta rotatividade, desperdícios, rumores, conflitos.” (p. 224)
O texto do capitulo 10, clima organizacional define bem as ideias do tema tornando conhecidas as características acerca do clima organizacional, e deixando bem claro as classificações do tema proposto esclarecendo e agregando conhecimento ao leitor a respeito deste tema que será de grande importância e valia dentro das organizações atuais.
...