SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇÃO
Por: carolinemlindner • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 164 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
LOJAS LEBES
[pic 3]
Guaíba
2013
LOJAS LEBES
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.
Professores Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva.
Guaíba
2013
Sumário
Introdução
Questões propostas:
Nome da empresa:
Localização:
Histórico da empresa:
Setor produtivo:
Estrutura organizacional:
Porte:
O estilo de liderança existente na empresa:
Enquadrem a estrutura organizacional, o estilo de liderança e as funções básicas com a teoria ou abordagem correspondente na Teoria da Administração:
Ações que a empresa adota para trabalhar os aspectos de motivação, estresse e trabalho em grupo:
Identifiquem se a empresa já utilizou a ferramenta “pesquisa de clima organizacional”, se sim como ela utilizou os resultados obtidos?
Conclusão
Referências
Introdução
Este trabalho foi elaborado para apresentar a empresa Drebes e Cia LTDA. Mais conhecidas pelo nome fantasia, as lojas lebes, são uma rede no ramo comercial que está segmentada no mercado de móveis, eletrodomésticos e vestuário, também possui sua própria fábrica de confecção com grandes marcas, como a New Free, Fly Free, Kids Free, entre outras. Fundada em 1956, passou de uma empresa de gêneros alimentícios a uma das maiorias redes varejistas do Rio Grande do Sul, empregando mais de 2.728 funcionários e atualmente possui 111 lojas espalhadas pelo estado.
Questões propostas:
Nome da empresa:
Razão social: Drebes e Cia LTDA.
Nome fantasia: Lojas Lebes
Localização:
Dona Adélia Drebes, nº 160 – São Jerônimo, a partir de 2012 mudaram para a Av. das Indústrias, s/n – Eldorado do Sul.
Histórico da empresa:
Fundada em 1956, em São Jerônimo, no Rio Grande do Sul por Sr. Otélio Drebes.
Passou de uma empresa de gêneros alimentícios a uma das maiorias redes varejistas do Rio Grande do Sul, empregando mais de 2.728 funcionários. Possuiu 111 lojas espalhadas pelo estado.
A empresa além da comercialização de móveis, eletrodomésticos e vestuário, também possoui sua própria fábrica de confecção com grandes maras, como a New Free, Fly Free, Kids Free, entre outras.
O centro administrativo ficou em São Jerônimo até 2011 e foi transferido para Eldorado do Sul, onde a sede tem 2 mil metros quadrados.
Ao longo do tempo a empresa teve que criar dois centros de distribuição (CD) para gerenciamento da logística de abastecimento de mercadorias à rede de lojas, com uma área de aproximadamente 20.000 metros quadrados. Em Cachoeirinha e em Gravataí.
A fábrica New Free emprega mais de 120 pessoas na cidade de São Jerônimo.
Setor produtivo:
Setor terciário, pois faz parte da rede de comércio.
Estrutura organizacional:
Estrutura Organizacional Burocrática.
Existem regras e regulamentos passados a cada funcionário. As lojas são bem padronizadas.
Porte:
Empresa de grande porte, pois possuem mais de 2.728 funcionários.
O estilo de liderança existente na empresa:
Modelo de participação de liderança com estilo transformacional, ou seja, é aquele no qual o líder reconhece as necessidades individuais dos liderados, além de influenciar e ser influenciado pelos membros do grupo. Além disso, o líder transformacional é tido como um agente de mudanças na organização: corre riscos, dá atenção à satisfação e as necessidades dos funcionários, busca o aprendizado contínuo, lida com complexidade, incerteza e ambiguidade, além de ter uma visão compartilhada com as pessoas.
Enquadrem a estrutura organizacional, o estilo de liderança e as funções básicas com a teoria ou abordagem correspondente na Teoria da Administração:
A Teoria Contigencial. Por ser uma empresa criativa, informatizada, competitiva, funcional, dinâmica, organizada e possuir a capacidade de mudança na visão produtiva. Também existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas para alcançar os objetivos, com melhorias no bem estar das pessoas que trabalham na empresa.
...