Segurança No Trabalho
Trabalho acadêmico: Segurança No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cintiabale • 13/11/2014 • Trabalho acadêmico • 2.264 Palavras (10 Páginas) • 178 Visualizações
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 03
1. Introdução 04
2. Técnicas de Recrutamento e seleção 05
2.1. Qual a importância das técnicas de Recrutamento e Seleção para Gestão de Pessoas dentro da Organização 05
2.2. Recrutamento de Pessoal 05
2.2.1 Fontes de Recrutamento 06
2.3. Seleção de Pessoal 06
2.3.1 Etapas da Seleção de Pessoal 07
3. Relações sindicais e Negociações Trabalhistas 08
3.1. De que forma os conhecimentos na área de relações sindicais e negociações trabalhistas poderão trazer benefícios para os processos na área de pessoas nas organizações? 08
4. Saúde e Segurança no Trabalho 10
4.1. Que tipo de ações pode ser realizado, para garantir a saúde e segurança do trabalhador, estando dentro das normas e leis estipuladas pelos órgãos competentes? 10
4.2. Importância da Saúde e Segurança do Trabalho dentro das Organizações 11
CONCLUSÃO 12
Referências Bibliográficas 13
APRESENTAÇÃO
O presente artigo mostra o papel fundamental das pessoas dentro da organização, os benefícios que os trabalhadores conseguiram ao longo dos tempos com a aquisição dos direitos trabalhistas e mostrar o que mudou com as técnicas de recrutamento e seleção e as relações sindicais. O objetivo é levar aos trabalhadores conhecimento sobre as relações trabalhistas e desenvolver conscientização nos empresários, empregados e comunidade sobre a importância dos fatores ligados a saúde e segurança no trabalho para promover um ambiente de trabalho saudável e reprodutivo, reforçar a importância do diferencial humano para o sucesso da instituição, mostrando a nova forma de gerir recursos humanos nos dias de hoje, mostra que as relações trabalhistas caracterizam um importante meio de reter o talento humano nas organizações.
O principal objetivo é mostrar de forma clara como as relações sindicais e suas negociações trabalhistas podem impactar positivamente os processos de recrutamento e seleção das organizações, e como as ações de saúde e segurança do trabalho podem contribuir neste contexto.
De acordo com as pesquisas feitas, verificamos que a as relações sindicais podem impactar as relações sindicais e a suas negociações de uma forma nociva. As relações sindicais conseguem definir os direitos e deveres do trabalhador, tudo é registrado pela consolidação de direitos trabalhistas (CLT), já as técnicas de recrutamento e seleção, como já dita antes ela procura recrutar e selecionar pessoas aptas e com o perfil de acordo com a necessidade do empregador. Ambas andam junta, uma precisa da outra ao contratar um funcionário ele terá direitos dentro da organização e deverá estar ciente de quais são. A saúde e segurança do trabalhador são importantíssimos, a empresa deve prezar por isso, e também entra na relação das relações sindicais e negociações trabalhistas, o empregador é obrigado a disponibilizar equipamentos de proteção individual para o empregado de forma gratuita.
1. INTRODUÇÃO
Nas organizações, as pessoas contribuem com um papel fundamental para alavancar o sucesso no mercado de trabalho. Mas como essas pessoas vêm sendo notadas dentro das empresas? As condições de trabalho e segurança são adequadas? A qualidade de vida dos colaboradores dentro da empresa tem valor para os empregadores? A voz ativa dos colaboradores tem surtido efeitos?
Diante desses fatores, vimos o quanto é importante o papel da gestão de pessoas em todos os níveis da empresa. Inicialmente, a seleção e recrutamento de pessoas devem ter como objetivo selecionar pessoas com o perfil adequado, habilidades e focados nas missões e valores da organização, pois, precisam ter uma base sólida, equipes alinhadas e comprometidas, visando o progresso e o lucro.
A partir daí, os treinamentos e capacitações de pessoas; processos de incentivos, visando satisfazer as mais elevadas necessidades individuais; a criação de condições ambientais, psicológicas e sociais satisfatórias, incluindo higiene e segurança no trabalho, prevenções de acidentes, disciplina, qualidade de vida, e manutenção das relações sindicais, são necessárias para manter os colaboradores ativos e funcionais.
2. TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
2.1. QUAL A IMPORTÂNCIA DAS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA GESTÃO DE PESSOAS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO?
Recrutamento e Seleção são fatores de extrema importância para as empresas e uma ferramenta poderosa na área de recursos humanos, que serve para atrair e localizar candidatos adequados ao cargo. Lembrando, que um processo de recrutamento e seleção mal feita pode trazer resultados negativo dentro da empresa, já um processo bem feito traz resultados positivo, isso depende muito dos talentos que estão sendo recrutados e selecionados.
2.2. RECRUTAMENTO DE PESSOAL
De acordo com Chiavenato, o recrutamento é um processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização. Diz ainda Chiavenato que, “para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficientes para abastecer adequadamente o processo de seleção”. Considerando recrutamento como “atração de mão de obra”, uma empresa terá maior facilidade no recrutamento externo quanto melhor for sua imagem perante o mercado. Essa imagem associada á remuneração, carreira, desafios, oportunidades de desenvolvimento, clima de trabalho, qualidade de vida, entre outros, levará a empresa a ter maior facilidade na disputa pelos melhores profissionais do mercado de trabalho. Há muitos anos, quando se falava em recursos humanos, logo se associava a um departamento que cuidava da folha de pagamento dos funcionários de uma organização.
...