TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Interdisciplinar

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 18

Visão geral

Ementa:


Ementa:

Introdução a negócios e relações internacionais. Conhecimentos comerciais, técnicos, administrativos e fiscais inerentes às operações de importação e exportação. Câmbio. Seguros. Transportes internacionais. Sistema de incentivo às exportações.

Objetivo da Disciplina

• Conhecer a evolução e as características das negociações internacionais desde o século 20;

• Estudar a teoria econômica da Vantagem Comparativa de David Ricardo;

• Conhecer os efeitos do protecionismo e barreiras comerciais entre os países;

• Apresentar os principais acordos internacionais e os blocos econômicos;

• Mostrar os fundamentos da importação e exportação e suas regras;

• Ter noção das características e atributos do câmbio e da troca de moedas entre os países;

• Estudar os efeitos da infraestrutura no comércio internacional e na logística mundial;

• Conhecer as etapas da internacionalização das empresas;

• Relacionar o empreendedorismo com a busca de novos negócios internacionais.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 – Introdução aos negócios internacionais e ao comércio exterior; Teorias do comércio internacional; Princípios da administração em negócios internacionais;

Unidade 2 – Operações e órgãos regulamentadores dos negócios internacionais; Importação e suas etapas; Exportação e suas etapas; Estrutura cambial brasileira e mundial;

Unidade 3 – Logística e infraestrutura no comércio exterior; Transporte, Armazenamento e Estocagem;

Unidade 4 – Marketing Internacional; Composto de marketing em mercados globais (mix marketing adaptado); Estratégias globais de empresas transnacionais;

Unidade 5 - Internacionalização de empresas; Empreendedorismo e comércio exterior; Plano de negócios para comércio exterior; Etapas da internacionalização de empresas.

  Procedimentos Metodológicos:

Para ministrar os conteúdos programáticos previstos serão utilizadas metodologias embasada em tecnologias de informação e comunicação conforme segue:

I. Teleaulas: aulas transmitidas mediante canal de satélite em tempo real e aula atividade mediada por chat, realizadas em encontros semanais.

II. Acesso à rede de comunicação – Internet, para as atividades web. No Ambiente Virtual de Aprendizagem “Colaborar” o acadêmico poderá acessar as aulas web, participar dos fóruns de discussão, realizar as avaliações virtuais, e inserir as produções textuais;

III. Recursos de comunicação, envolvendo interatividade e aprendizagem autônoma por meio do ambiente virtual de aprendizagem, materiais didáticos eletrônicos, vídeográficos, impressos, biblioteca e outros. Tais recursos possibilitam ao aluno a realização do auto-estudo e o subsidiam quanto ao desenvolvimento das atividades mencionadas acima;

IV. Provas por disciplina: o aluno realiza uma prova, aplicada presencialmente, para avaliar o conjunto de competências e habilidades. 

Sistema de Avaliação:

O sistema de avaliação das disciplinas nos cursos ofertados pelo SEPC/EaD compreende:

I. Prova aplicada presencialmente, para avaliar o conjunto de competências e habilidades, composta por 8 (oito) questões objetivas (que correspondem a 50% do valor da prova) e 2 (duas) questões dissertativas (que correspondem a 50% do valor da prova), esta avaliação tem peso 8 (oito) na média final;

II. Avaliação das atividades disciplinares (Portfólios, fóruns, avaliações de web aulas) realizadas no decorrer do semestre, via Web no ambiente virtual de aprendizagem, com peso 2 (dois) na média final, entende-se por Portfólio, o conjunto das produções textuais inseridas no ambiente virtual de aprendizagem, decorrente das práticas pedagógicas, dos trabalhos disciplinares e das diversas atividades do curso, bem como outros textos produzidos, utilizando-se dos conhecimentos nele adquiridos.

Bibliografia:

Bibliografia Básica:

GHEMAWAT, Pankaj. Redefinindo estratégia global: cruzando fronteiras em um mundo de diferenças que ainda importam. São Paulo: Bookman, 2008.

KRUGMAN, Paul; OBSTFELD, Maurice. Economia internacional. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2005.

MINERVINI, Nicola. O exportador: ferramentas para atuar com sucesso no mercado internacional. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2008.

Bibliografia Complementar:

CARVALHO, Genésio de. Introdução às finanças internacionais. São Paulo: Pearson, 2007.

CERTO, Samuel C. et al. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009.

EITEMAN, David K.; STONEHILL, Arthur I.; MOFFETT, Michael H. Administração financeira internacional. 9. ed. São Paulo: Bookman, 2002.

SAADE, Alessandro; GUIMARÃES, Thelma. Dominando estratégias de negócios. São Paulo: Pearson, 2006.

QUALIT@S - Revista Eletrônica. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2009.

REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2009.

WEB-AULA 1

EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL1

No século 21, grande parte da população mundial encontra-se vivendo nas cidades. Na democracia, costumamos exigir do poder público uma infraestrutura de qualidade: água encanada, esgoto doméstico, eletricidade, telefonia e serviços de transporte. Enfim, cobramos a melhoria da qualidade de vida na região em que vivemos.

Mas nem sempre foi assim... Houve uma época em que o ser humano era nômade pelo mundo. Um estilo de vida. Assim podemos considerar o nomadismo, pois é uma situação em que as pessoas mudam sua residência de acordo com a disponibilidade de bens essenciais à sua sobrevivência. O nômade era uma pessoa que não construía nada ao seu redor, apenas explorava os recursos naturais ao seu dispor: água, alimentos e abrigo. Quando estes recursos se tornavam escassos, os nômades mudavam de região em busca de melhores condições de sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com