Ser sustentavel
Por: Filippi Borba Porcher • 21/3/2016 • Artigo • 259 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Concorrência monopolística, diferente de monopólio que é quando uma empresa domina determinada oferta de produtos ou serviços e também de oligopólio, que é quando algumas poucas empresas dominam esse mercado específico, é uma estrutura de mercado em que temos produtos diferentes, porém semelhantes, que são passíveis de concorrência. Como exemplo podemos citar as empresas fabricantes de creme dental (Colgate, Sorriso), mercado de carnes, refrigerantes etc. Elas tem produtos que não são iguais, porém são semelhantes, com a mesma finalidade.
Esse mercado tem alto número de empresas com poder de concorrência, porém com produtos diferenciados, seja por composição, características físicas, embalagem ou atendimento. Devido existir muitas empresas oferecendo um produto semelhante, que pode ser substituído por outro, as empresas tem uma margem de manobra de preços muito pequena.
Tendo várias opções, os consumidores definem suas preferências e os vendedores tentam diferenciar seus produtos para conquistar a preferência do consumidor.
Essas características acabam permitindo as empresas grandes terem certo poder de preço do seu produto, ou seja, apesar de existir inúmeras concorrências, elas já conquistaram o seu consumidor, seja por uma embalagem diferenciada, por uma propaganda bem elaborada ou pela qualidade do produto, o consumidor acaba preferindo pagar até mais para ter um determinado produto.
Uma vantagem da concorrência monopolística é que ela aumenta a capacidade de uma empresa para melhorar a qualidade de um produto por meio de sua marca. Os economistas defendem a marca como uma forma de aumentar a confiança do consumidor. Marcas reforçam a necessidade de manter a alta qualidade com base na participação financeira do negócio em sua reputação.
...