Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
Pesquisas Acadêmicas: Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassiojunio • 26/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 4.181 Palavras (17 Páginas) • 361 Visualizações
RECURSOS H GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DE UMANOS
CURSOS SUPERIORES DE
PROFESSOR EAD: ADEMIR CAVALHEIRO LEITE
TUTOR PRESENCIAL: FERNANDA SOUSA TOLEDO
TUTOR A DISTÂNCIA: JOZIANE DE ALMEIDA/ CAMILA MENEZES
ALUNOS:
CARLOS DE ARAUJO RA: 8164748
JÚNIO DO NASCIMENTO RA: 79866388
DIEGOANTÔNIO RA: 81647452
GEISA PINHEIRO RA: 9978023
JULIANO PEREIRA RA: 75986372
OLIVEIRA DA SILVA RA: 9978870
Brasília/DF
Dezembro de 2013.
Introdução
Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. São seis os elementos importantes de um SGA:
• 1. Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental;
• 2. Planejamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades;
• 3. Implementação e operação, que são desenvolvimento e a execução de ações para atingir as metas e os objetivos ambientais.
• 4. Monitoramento e correção das ações, que implica o monitoramento e a utilização de indicadores que asseguram que as metas e os objetivos estão sendo atingidos;
• 5. Revisão gerencial, na qual o SGA é revisado pelo comando superior da empresa, a fim de assegurar sua probabilidade, adequação e efetividade;
• 6. Melhoria contínua.
O Sistema de Gestão Ambiental é o conjunto de diretrizes adotadas para a implementação de uma política ambiental numa determinada empresa ou unidade produtiva que especifica competências, comportamentos, procedimentos e exigências a fim de avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades.
TEMA: Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Santander.
Grupo Santander
É um grupo bancário liderado pelo Banco Santander, o maior banco da zona euro, a sexta maior empresa do mundo, sendo a quarta do setor bancário (segundo lista da revista Forbes 2010). Tem sua origem em Santander, Cantábria, Espanha. A operação brasileira (Santander Brasil) é a maior, mais rentável e mais importante, representando 30% do lucro do grupo.
Santander (hoje Cantábria), porém posteriormente estendeu-se para toda a Espanha ao comprar diversos bancos. O Banco Hispanoamericano, por sua vez, foi fundado em 1900 com dinheiro de cubanos repatriados (visto a Guerra Espano-Americana de 1898), motivo ao qual deve o seu nome.
O Banco Central Hispano surgiu em 1919 da fusão de oito pequenos bancos. Posteriormente continuou a comprar outros bancos até que se tornou o principal banco privado da Espanha, nos anos de 1980.
Em maio de 2000, o Grupo Santander adquiriu o banco mexicano Serfín, que se tornou o Grupo Financeiro Santander Serfín, S.A. de C.V. e, finalmente, Santander. Em setembro de 2004, adquiriu o banco britânico Abbey National (que foi renomeado para Abbey depois).
Até agosto de 2007, sua denominação social era Banco Santander Central Hispano, mais conhecido por suas iniciais, BSCH. Em 13 desse mesmo mês, se mudou a dita denominação para a atual, de Banco Santander.
Em 10 de junho de 2010, o Grupo Santander anunciou um investimento de aproximadamente 270 milhões de dólares (R$ 450 milhões) na cidade de Campinas, Brasil para um pólo de tecnologia, pesquisa e processamento de dados, onde incluirá um data center5 . O empreendimento preparará o banco para a expansão da sua rede de agências e da base de clientes. Este centro vai reunir a unidade operacional da América do Norte, Sul e Central, desde o processamento de dados até centro de pesquisa e área técnica. Será um dos cinco centros que o Grupo Santander tem no mundo.
Localizado em um terreno de 1 milhão de metros quadrados, o novo centro se estabelecerá dentro do Parque Tecnológico do CIATEC (Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas)6 , que conta com a presença de mais de 20 outras empresas. O espaço começou a ser trabalhado no mês de janeiro de 2011 para que seja inaugurado em 2014.
Visão e valores
“O Santander é um grande grupo financeiro internacional, cujo principal negócio é o banco comercial, que satisfaz de modo integral as necessidades financeiras de seus clientes e proporciona um alto valor para seus acionistas. Para conseguir isso, conta com presença muito relevante nos dez principais mercados, onde opera com filiais autônomas em capital e liquidez, às quais proporciona políticas de negócios globais e capacidades corporativas de organização e tecnologia”
Política Ambiental
Santander acredita que tem grande poder de influenciar nossa cadeia de valor. Por isso, olham de forma integrada para os impactos ambientais das suas atividades, decididos não só investir em processos operacionais mais ecoeficientes, mas também incentivar a adoção de boas práticas ambientais em sua rede de relacionamentos.
Com uma equipe técnica e multidisciplinar, querem avançar na redução do impacto ambiental do seu negócio e disseminar boas práticas para a sociedade. Veja o que estão fazendo.
Em busca do menor impacto
Seguindo diminuindo a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários e reduzindo as emissões de gases do efeito estufa resultantes de suas operações. Em relação ao consumo de recursos naturais, a cada ano ampliam o número de agências que incorporam técnicas de construção sustentável e tem oito prédios com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) certificado pela norma ISO 14001.
As ações são realizadas no seguinte modo:
Governança Climática
- O que é
Desenvolvem, aplicam e monitoram um plano claro e objetivo de redução dos impactos ambientais gerados por suas atividades. Isso inclui uma gestão eficiente das nossas emissões
...