Sistema de produção
Por: Jose Roberto Stein Quast • 30/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 283 Palavras (2 Páginas) • 624 Visualizações
Atividade 1 (aulas 1 e 2)
- Conceitue o que é o Sistema Plantio Direto e descreva, com suas palavras, por que se trata de um novo paradigma na agricultura.
Resposta: O SPD é um sistema de manejo do solo onde a palha e os restos vegetais são deixados na superfície do solo. O solo é revolvido apenas no sulco onde são depositadas sementes e fertilizantes e é realizada a rotação de culturas, na qual consiste em alternar anualmente espécies vegetais numa mesma área agrícola com fins comerciais e de recuperação do solo. Basicamente não existe preparo do solo além da mobilização no sulco de plantio e as plantas daninhas são controladas com o uso de herbicidas. É um novo paradigma na agricultura, sendo favorável para a produtividade agrícola, pois com ele o solo fica menos exposto à erosão diminuindo as perdas de nutrientes, deixando estes disponíveis para as plantas.
- Nas condições atuais da agricultura brasileira, considerando as informações disponíveis, quais seriam as principais razões para a adoção do SPD?
Resposta: Além do controle da erosão no solo, há outros fatores tais como a redução dos custos, menor uso de insumos, maior produtividade das lavouras, menor impacto ao ambiente, entre outras.
- Na comparação entre o sistema convencional (com operações de preparo do solo) e o SPD, encontramos muitas as diferenças.
Aponte quais você julga as mais importantes e justifique sua escolha.
Resposta: Acredito que a mais importante está na redução dos custos, pois não há a necessidade implementos para revolver o solo, além da palhada formar uma camada protetora que evita a erosão, mantém a umidade e os nutrientes do solo. Tudo isso somado, colabora para a redução dos custos da lavoura e uma maior produtividade.
...