Sociologia
Por: Bernardo Malta • 1/3/2016 • Projeto de pesquisa • 255 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864 e morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920.
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Ele estabeleceu quatro tipos de ação social, a primeira é a ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado; a segunda é a ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais; a terceira é a ação racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade; e a quarta é a ação racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.
Sobre o capitalismo, Weber define que o capitalismo moderno não é a busca por lucro, mas sim a acumulação. O ponto de encontro entre Weber e Marx é a acumulação de capital que é capaz de gerar mais capital. Ele explica que essa mentalidade acumulativa surge da Religião e esse pensamento religioso é protestante e das vertentes mais radicais. O pensamento liberal do inicio da era moderna indica que, caracterizadamente, no começo do capitalismo, alguns homens enriqueceram e outros que não quiseram trabalhar, empobreceram.
...