Sociologia
Por: daniteixeiraadm • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.956 Palavras (12 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
DISCENTES: Danielle Rosa Teixeira
Fabiane de Souza Campos
Flávio Baleco de Sousa
Gustavo Olinto de Menezes Vieira Lopes
Sheila de Oliveira Alves
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Turma: 3º GIB
DOCENTE: Profª. Marisa
Disciplina: SOCIOLOGIA
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
...”A comunicação da informação coloca-se como processo de troca de mensagens que possui valor econômico, político, social e cultural, representando a objetivação das idéias de racionalização e eficiência predominantes na visão de mundo da sociedade industrial.”( Cláudio Starec).
A comunicação eficaz é absolutamente importante para o sucesso gerencial e organizacional por dois motivos: Primeiro, a comunicação é o processo pela qual os administradores realizam as funções de planejamento, organização, liderança e controle. Examinando uma perspectiva organizacional e esta promove ou atrapalha a comunicação. Segundo, a comunicação é a atividade à qual os administradores decidam boa parte de seu tempo, por meio de uma perspectiva interpessoal que examina a eficácia da comunicação entre as pessoas.
A comunicação tem sido caracterizada como “sangue vital” de uma organização, e a falta de comunicação tem causado sérios problemas às organizações, e tornaram-se cada vez mais complexas.
Por definição temos a comunicação como o processo através do qual as pessoas tentam compartilhar significado através da transmissão de mensagens simbólicas.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
De forma operacional a comunicação aponta para três pontos essenciais:
- Envolve pessoas; que compreender a comunicação implica em tentar como as pessoas se relacionam uma com a outra;
- Envolve significados compartilhados, o que sugere que as pessoas devem concordar quando a definição dos termos usados;
- E que é simbólica; através de gestos, sons, letras, números e palavras só podem representar ou sugerir as idéias que eles pretendem comunicar.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Existem três elementos de muita importância que sem eles a comunicação fica inviável de acontecer; que é o emissor, a mensagem e o receptor. John Kotter definiu como “um emissor transmitindo uma mensagem, através de um para um receptor.” De uma forma simples fica esquematizado assim:
[pic 2][pic 3]
EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR
A brincadeira de infância conhecida como “telefone sem fio” ilustra de uma forma simples a complexidade no processo da comunicação. O emissor envia a mensagem, mas os receptores podem ouvi-la de uma forma diferente. Um modelo bem mais operacional no processo da comunicação:
[pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27]
[pic 28]
[pic 29][pic 30]
[pic 31]
[pic 32]
[pic 33][pic 34][pic 35]
EMISSOR ( Fonte): é quem inicia a comunicação, ou seja, é a pessoa que tem as informações, necessidades ou desejos e o propósito de comunicar a uma ou mais pessoas. Por exemplo, um administrador tem o propósito de comunicar as informações do prazo final de um trabalho com o propósito de motivar os membros do departamento. Sem um motivo, propósito ou um desejo, o emissor não tem necessidade de enviar a mensagem.
CODIFICAÇÃO: acontece quando o emissor traduz numa série de símbolos, gestos, números, etc a informação a ser transmitida. Através da codificação o emissor tenta estabelecer um significado mútuo é uma das causas mais comum de desentendimento ou de falha na comunicação.
MENSAGEM: é a forma física ou qualquer estímulo que o emissor codifica a informação. Podendo ter qualquer forma que possa ser captada pelo receptor. As mensagens não-verbais são uma forma de comunicação extremamente importante, já que muitas vezes são mais honestas ou significativas que as orais ou escritas.
CANAL: é o meio de transmissão de uma pessoa para outra. Para que a comunicação seja e eficiente eficaz o canal deve ser adequado à mensagem e ser apropriado em todos os aspectos. As necessidades e exigências do receptor também devem ser consideradas ao escolher o canal.
Comunicações escritas e gráficas são claras e precisas, proporcionando um registro permanente. O telefone e a comunicação oral face-a-face oferece a vantagem do feedback imediato.
RECEPTOR: é o indivíduo ou indivíduos cujos sentidos captam a mensagem do emissor.
DECODIFICAÇÃO: é o processo em que o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informação significativa. Este processo possui duas etapas: primeiro o receptor percebe a mensagem e em seguida a interpreta. Em geral, quanto mais a decodificação do receptor se aproximar da mensagem enviada pelo emissor, mais eficaz será a comunicação.
RUÍDO: é qualquer coisa que confunda, perturbe, diminua ou interfira na comunicação. Pode ser interno (o receptor não está prestando atenção) ou externo (quando ocorre a distorção devido a outros sons no ambiente). Pode ocorrer em qualquer processo na comunicação. É a obrigação do emissor minimizar o ruído para que haja eficácia na comunicação.
FILTRO: este é um processo que ocorre tanto com o emissor quanto com o receptor. Pode ser de natureza psicofisiológica quanto psicológica. E este tem o poder de distorcer a mensagem como ruído.
...