Sociologia
Por: cristianepinto • 7/9/2015 • Monografia • 651 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Colaborativa
NOME | Cristiane Freire Alves Pinto |
RA | 6670414629 |
Fundamentos Sociológicos da Educação
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Colaborativa
Fundamentos Sociológicos da Educação
Trabalho de Atividades apresentado à disciplina de projeto multidisciplinar do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob orientação da Prof.ª Carla Matie de Jesus Egi.
Anhanguera Educacional
2014
A síntese de Bourdieu tem como principal objetivo abrir dentro das escolas públicas e gratuitas melhor acesso à educação, garantindo igual oportunidade à todos.
Mas não é bem o que acontece nos dias de hoje, a diferença social na educação é muito prejudicial, àlias sempre foi.
Mas hoje é bem evidente, para toda sociedade, pois nos tempos antigos existia também o preconceito dos ricos pelos pobres e através disso os que se disponibilizavam para ensinar, mesmo tendo vontade de alfabetizar os pobres eram levados a discriiná – los também.
Com o passar dos tempos foi mudando muita coisa na educação brasileira, mas mesmo com essas mudanças ainda existe a diferença, pois os pais que querem os filhos estudados tem que ter condições de colocá – los em uma escola privada e acham que através disso os filhos conseguirão passar em uma faculdade pública o qual foi criada para os pobres e é tão complicado entrar que os pobres optam por uma faculdade privada mesmo sem ter condiçoes e estudam através de bolsas e programas governamentais.
Esse é um problema que enfrentamoso qual os políticos deveriam prestar um pouco mais de atenção e abrir mais direito de vagas para os pobres, negros e especiais.
Mas infelizments esse é um problema que não desperta interesse, só naqueles que nescessitam. A educação, nos dias de hoje, pela lei todos temos direito, mas não é o que ocorre no dia – a – dia, para conseguir um estudo público é bescessário lutar muito, fora isso, pela lei é obrigatório a criança estar na escola a partir de 6 anos, mas muitas vezes os docentes não recebem o salário do seu agrado e através disso não lecionam de forma adequada tendo então vários alunos formados, mas analfabetos.
Se colocarmos todos os problemas que a diferença social traz para educação, teremos que brigar a vida inteira, pelos nossos direitos e deveres também, pois a sociedade quer os direitos, mas nem se interessam em saber os deveres( que são muitos e importantes na vida de cada um.)
Um ótimo exemplo de desigualdade social na educação é a diferença que existe entre as cidades de Barueri, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e Osasco, o estudo desde o infantil é mais evoluído nas cidades de Baruei e Santana de Parnaíba por os habitantes terem uma renda mensal mais alta e melhor condiçoes de colocarem seus filhos em escolas privadas, enquanto nas cidades de Osasco e Carapicuíba o impecilho que colocam e que não tem dinheiro suficiente para investir na educação, sendo assim temos uma educação inferior as cidades da região.
...