Sutentabilidade
Por: Wellington Nakasato • 1/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.876 Palavras (8 Páginas) • 215 Visualizações
1.1 Ecossistema
Os ecossistemas são unidades naturais complexas constituídas por dois grupos de componentes: os organismos vivos (plantas, animais e microrganismos), constituem da Biota, isto é do conjunto de seres vivos e os não vivos (abióticos) os dois grupos são inseparáveis interacionados. Ou seja, um ecossistema caracteriza-se pela interação e pela troca entre organismos vivos e substâncias vivas. Nesses processos são criadas correntes de energia que conduzem a uma estrutura trófica, uma diversidade biótica ou a ciclos biogeoquímicos.
Nos ecossistemas existem dois tipos de fluxos que garantem seu funcionamento e equilíbrio
- Ciclos biogeoquímicos: são os percursos realizados por elementos químicos essenciais a vida – como nitrogênio carbono, oxigênio – nos sistemas terrestres. E por meio desses ciclos que os elementos e compostos químicos são transferidos entre organismos e diferentes partes do planeta
- Fluxo de energia: consiste na fixação de energia solar na biomassa vegetal (plantas) por meio da fotossíntese na sua transferência em vários níveis da cadeia alimentar, chegando ate o homem.
Natureza e o comportamento dos sistemas ambientais
Conforme apresentado na secao anterior existem estruturas e modo de funcionamento que regem o equilibrio dos ecosistemas. A manutencao desse equilibrio é essencial para assegurar a vida na terra, de uma maneira geral, a diversidade de espêcies e a qualidade de vida dos seres humanos.
No entanto varios estudos e pesquisas realizados principalmente a partir da segunda metade do seculo XX, demostram que esse equilibrio esta em risco em varias partes do planeta, podendo acarretar na escasses dos recursos naturais necessarios para manter a vida humana na terra, nos moldes do modelo economico predominante desde o periodo historico conhecido como revolucao industrial, no seculo XVII. Este modelo economico caracteristica a chamada era industrial.
Um desses estudos anteriormente referidos, foi a avaliacao ecossitemica do milenio – AEM publicada pela organizacao das nacoes unidas (ONU), em 2005 nele, 1360 de todo mundo avaliaram as consequencias que as mudancas no ecossistemas causam no bem-estar humano e forneceram algumas bases centificas para acoes e melhorias da preservacao dos ecossistemas e para promocao do uso sustentavel dos recursos naturais.
No estudo da AEM em linhas gerais, a junta coordenadora da avaliacao demonstrou preocupacao com o estagio em que se encontrava suporte dos recursis naturais utilizados pela sociedade como um todo, capaz de colocar em risco as futuras geracoes.
Dentre esses fatos se destacam:
- As atividades humanas levaram o planeta à beira de uma onda maciça de extinção de varias espécies, ameaçando ainda mais nosso bem estar.
- As pressões sobre os ecossistemas aumentarão em escala global nas próximas décadas e as atitudes humanas não mudarem.
- A tecnologia e o conhecimento de que dispomos hoje podem reduzir consideravelmente o impacto humano nos ecossistemas, mas sua utilização em todo o seu potencial permanecera reduzida enquanto os serviços enquanto os serviços oferecidos pelos ecossistemas continuarem a ser percebidos como gratuitos e ilimitados e não for dado seu devido valor.
- Esforços coordenados de todos os setores governamentais, empresariais e institucionais serão necessários para uma melhor proteção do capital natural
[pic 1]
O conceito de servicos ambientais
Alem dos diagnosticos dos ecossitemas a avaliacao a avaliacao ecossistemica do milenio pos em circulacao o conceito de servicos ambientais definindo-os como os beneficios que os seres humanos obtem da natureza e que são produzidos pelas interacoes que ocorrem no interior dos ecosistemas.
Partindo da constatacao de que a provisao de alimentos, agua e energia é o que mantem o planeta habitável e considerando o alto custo que o acelerado crescimento da populacao mundial esta impondo ao meio ambiente, a AEM enfatiza a necessidade de fazer mudancas drasticas, com a finalidade de promover um uso menos destrutivo do capital natural.
Tal mudanca não é obvia. Afinal, grande parte da populacao mundial encontra-se em cidades e tem um estilo de vida qye cria a ilusao de não dependermos da natureza, o que não é verdadeiro.
[pic 2]
2.1 Conceito de sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade explora as relacoes entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e qualidade social. Ele comecou a ser delineado em 1972, quando a organizacao das nacoes unidas , promoveu a conferencia das nacoes unidas sobre o meio ambiente humano, em estocolmo (suecia)
Sustentabilidade pode ser definida como a caracteristica de um processo ou sistema que permite que ele exista por certo tempo ou por tempo indeterminado. Nas ultimas decadas, o termo tornou-se principio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfacao das necessidades presentes não deve se comprometer a satisfacao das geracoes futuras.
Uma sociedade sustentavel é aquela que não coloca em risco os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar do qual depende.
Desenvolvimento sustentavel conceito em ascensao
Desde este marco inicial embocado anteriormente, o conceito de sustentabilidade comecou a se popularizar ganhando novos sentidos.
Ate os anos de 1980 o termo sustentavel era mais ultilizado por profissionais da area ambiental como referencia a um ecosistema que permanece robusto e estavel (resilente), apesar de agressoes decorrentes das exploracao humana, por exemplo a pesca sustentavel é aquela que não compromete a reproducao dos cardumes, isto é não afeta a sua estrutura enquanto nicho ecologico.
Definicoes de sustentabilidade
São muitas as definicoes de sustentabilidade encontradas na literatura. A seguir seguem algumas mais conhecidas, todas desenvolvidas a partir do conceito estabelecido pela ONU.
- Enfase no aspecto economico: para o banco mundial, sustentabilidade significa basear as politicas de desenvolvimento e as ambientais numa comparacao entre custos e beneficios em uma cuidadosa analise economica que fortaleca a protecao ambiental e aumente de forma sustentavel os niveis de bem-estar.
- Enfase no aspecto ambiental: neste caso é enfatizada a abordagem ecologica, focada na resiliencia dos sistemas fisico e biologico(a capacidade que um sistema possui de enfrentar disturbios, mantendo suas funcoes e estrutura)
- Com foco sociocultural: Este conceito esta focado na estabilidade do sistema sociocultural ou seja, a abordagem enfoca estrategias de sustentabilidade de longo prazo que, que dentro da logica de empenho e lucro da economia tradicional, contempla a preoculpacao com as consequencias sociais e ambientais das atividades, tendo em vista o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades para a memoria cultural e para o desenvolvimento social e economico.
O tripe da sustentabilidade
O tripe da sustentabilidade esta fundamentado em tres dimensoes: economica, social e ambiental que fazem parte dos pilares da sustentabilidade.
[pic 3]
A perspectiva social
A sustentabilidade é observada a partir de uma esfera social enfatiza a presenca do ser humano na terra. A principal preocupacao denta linha é o bem-estar humano e a qualidade de vida.
...