Síntese do Texto “As Funções da Linguagem na Propaganda”
Por: Jéssica Salles • 12/3/2019 • Resenha • 288 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
Funções da linguagem são as formas que cada indivíduo se organiza para uma comunicação assertiva, tendo como objetivo uma mensagem eficaz que que alcance o proposito pelo qual foi criada, e nessa comunicação a Publicidade e Propaganda tem influenciado grandemente pois podemos dividir a comunicação: um emitente, uma mensagem, um destinatário, um contexto, um código e um contato.
As funções da linguagem são:
Função Apelativa: é quando a mensagem tem como objetivo principal influenciar o receptor, geralmente usa- se os verbos no imperativo, não necessariamente dá ordens diretas, mas tenta persuadir alguém a algo.
Função Emotiva: é quando a linguagem está voltada para o próprio emissor, quem fala de seus sentimentos, vontades, geralmente está na 1° pessoa. Na propaganda o interesse está centralizado na marca, no produto, na história da empresa.
Função Fática: Essa função se dirige ao contato, que é para verificar, prolongar ou interromper a comunicação. Na publicidade apresenta na forma de diálogo, já que anúncio fala diretamente ao leitor.
Função Metalinguística: Quando a linguagem fala dela mesma, ou seja, faz referência ao próprio código utilizado. Na propaganda alguns anúncios falam claramente de si.
Função Poética: é quando a mensagem tem o objetivo de se comunicar utilizando uma forma poética, não apenas com textos poéticos, mas também com texto que demostrem um cuidado com a sonoridade das palavras, sua forma, seu ritmo. Na publicidade a função poética é uma das principais pois a estética (uma das principais características da função poética) é muito utilizado para persuadir o receptor.
Função Referencial: é quando a intenção do emissor é falar objetivamente. Linguagem em caráter informativo, textos científicos, que coloca os fatos em evidencias, geralmente são na 3°pessoa. No texto publicitário está muito presente pois os anúncios normalmente fazem referência aos produtos, serviço e ideias.
...