TCC Sustentabilidade
Por: -_-_-_- • 4/12/2015 • Monografia • 1.901 Palavras (8 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE – UNIBAVE
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PEDRO TREIN RODRIGUES DE FREITAS
CAMPUS GRAVATAL
OS DESAFIOS DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
GRAVATAL – SC
2012
PEDRO TREIN RODRIGUES DE FREITAS
OS DESAFIOS DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
GRAVATAL – SC
2012
SUMÁRIO
1 TEMA............................................................................................ 04 |
2 PROBLEMA DE PESQUISA........................................................ 04 |
3 OBJETIVOS.................................................................................. 04 |
3.1 OBJETIVO GERAL..................................................................... 04 |
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS....................................................... 04 |
4 JUSTIFICATIVA............................................................................. 05
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................06-09
5.1 MODELOS DE COMPRAS ORGANIZACIONAIS
5.2 CLASSIFICAÇÃO DAS DETERMINANTES
5.3 SIMILARIDADES ENTRE PROCESSOS
6 METODOLOGIA.............................................................................. 10
6.1 MÉTODO E ABORDAGEM DE PESQUISA................................. | 10 |
6.2 AMOSTRA…………………………...........................……………... | 10 |
7 REFERÊNCIAS................................................................................ 11
1 TEMA
Os desafios de uma economia sustentável.
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Como fazer com que empresas desempenhem suas atividades de forma sustentável?
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Conhecer as ações e ferramentas utilizadas pelas empresas consideradas sustentáveis em seus processos.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os processos existentes nas organizações;
- Conhecer as certificações existentes;
- Analisar se os processos utilizados pelas empresas que são de fato sustentáveis;
- Avaliar o nível de comprometimento das empresas com a sociedade e o meio ambiente.
(mudar)
4 JUSTIFICATIVA
Com intuito de manter a empresa Shambala Indústria e Comércio de Produtos Naturais LTDA. fiel a sua proposta inicial, buscou-se desenvolver uma pesquisa juntamente a os seus fornecedores e clientes, verificando se os processos realizados dentro da cadeia de suprimentos (suply chain) são de fato, sócio-economicamente sustentáveis.
Considerando que a imagem da organização em questão está diretamente relacionada à questões sócio-ambientais e a sustentabilidade de uma forma geral, intensificaram-se os estudos com foco nos processos da cadeia de suprimentos.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5.1 Organização
Tendo como fundamento conceitos relatados pelo autor Idalberto Chiavenat(2002), ,pode-se analisar uma Organização como um Sistema de Decisões.
A teoria das decisões refere-se aos efeitos dos processos formais sobre a tomada de decisões, deixando de lado os processos interpessoais que não estão incluídos na organização formal. Até parece que a organização tem um único exclusivo objetivo: enfrentar e resolver problemas que surgem na medida em que surgem. Isso significa manter as coisas como estão. O importante, hoje, é criar e inovar. Isso exige mirar o futuro e não os problemas que estão acontecendo. Criar condições inovadoras para um futuro melhor e não apenas corrigir o presente através da solução de seus problemas atuais. Chiavenato (2002, p. )
Ainda para Chiavenato (2002), as Organizações muitas vezes percebem de forma subjetiva seus ambientes de acordo com suas expectativas, suas experiências, seus problemas, suas convicções e suas motivações. A maneira pela qual uma organização percebe e interpreta o seu meio ambiente, pode ser completamente diferente da percepção e da interpretação que outra organização tem a respeito do mesmo meio ambiente. Em outros termos, um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas ou mais organizações, isso é chamado de percepção ambiental.
5.2 Empresa familiar
As empresas familiares vêm crescendo e se desenvolvendo ao longo das últimas décadas, segundo os autores Oro, Beuren e Hein (2009), as empresas familiares tem sido objeto de estudos no meio acadêmico, principalmente por representarem um tipo de constituição empresarial importante no mundo. Ainda para Oro, Beuren e Hein (2009 APUD HSM MANEGEMENT, 2003), os negócios familiares representam 80% do universo empresarial e suas operações respondem por metade do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. No Brasil, segundo Oro, Beuren e Hein (2009 APUD Oliveira 1999), as empresas familiares correspondem a mais de 4/5 da quantidade das empresas privadas brasileiras e respondem por mais de 3/5 da receita e 2/3 dos empregos, quando se considera o total das empresas privadas.
5.3 Economia Verde
A economia verde vem sendo um tema debatido em diversos congressos que falam sobre uma economia mais sustentável, os autores Cechin e Pacini (2011) explanam sobre o assunto na citação abaixo.
Em meio a inúmeras crises sistêmicas pelas quais a sociedade moderna está passando, a iniciativa da "Economia Verde" propõe uma alternativa específica: a dinamização da economia deve dar-se através da expansão de setores de baixo impacto ambiental. A definição de Economia Verde proposta pelo Pnuma é a de um sistema econômico dominado por investimento, produção, comercialização, distribuição e consumo, de maneira a respeitar os limites dos ecossistemas, mas também como um sistema que produz bens e serviços que melhoram o ambiente, ou seja, que tenham um impacto ambiental positivo. Nesse sentido, o meio ambiente não é mais visto como impositor de restrições em uma economia; em vez disso, ele é considerado como uma força que gera novas oportunidades econômicas. Cechin e Pacini (2011, p. )
...