TECNOLOGIA
Por: nilda2101padilha • 27/3/2017 • Artigo • 2.692 Palavras (11 Páginas) • 303 Visualizações
OS CONTIBUTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA INOVAÇÃO
Suzana Santos Maciel
- INTRODUÇÃO
O mercado passa por transformações diariamente para suprir as necessidades da sociedade. As empresas veem se adaptando a essas mudanças tecnológicas para que novas condições de trabalho possam ser mais produtivos. As empresas estão procurando por qualificação, desenvolvendo novas habilidades de trabalho para interagir com a nova realidade da transformação tecnológica. Tudo para que possa suprir as necessidades dos consumidores e continuar no mercado.
Toda empresa necessita de inovações, precisa aumentar sua lucratividade, diminuir prazos e melhorar o desempenho de funcionários, e com as inovações tecnológicas aumentaria tanto seus lucros quanto o desempenho de toda empresa. O envolvimento da Tecnologia da Informação na organização só vem a beneficiar a gestão, pois a organização se adequa para se diferenciar frente à concorrência. A tecnologia da informação é tanto inovador como essencial. Inovador, pois com iniciativas de criação de sistemas tecnológicos poderá ajudar no crescimento da empresa, e essencial porque influencia no trabalho das organizações, trata-se de uma ferramenta para aumentar a eficiência de uma empresa.
Inovar é um grande passo para sucesso, organizações que inovam tem mais chance de crescer no mercado do que empresas que não inovam. Inovar é diferenciar o formato de trabalho, o que poderá resultar no aumento da produtividade. E aumentando o rendimento da empresa ela consegui sanar com suas despesas, investir no crescimento da organização e investir em inovações para aumentar sua competividade.
Pode-se dizer que a tecnologia da informação na gestão da inovação, contribui não só com fatores de crescimento e lucratividade, mas tem proporcionado que os sistemas computacionais possam ser maiores e mais adequado ao seu grupo operacional. A tecnologia da informação na empresa, abre portas para um novo método de trabalho que agilize o processo das tarefas em desenvolvimento, o aperfeiçoamento dos sistemas atuais, treinamentos para funcionários para que eles se adequem as novas tecnologias de informação que serão implementadas na empresa.
A introdução da tecnologia da informação em uma organização é uma interferência realizada planejando mudar sua situação com a intuição de somar sempre. Gera uma contribuição para ciência que se desprende de todo e qualquer conceito, são contribuições que fazem parte de um esforço para aumentar o conhecimento. Portanto a informação é o ativo fundamental nesta chamada ”Era da informação”. A tecnologia da informação é um campo amplo e é capaz de incluir várias características da tecnologia criando armazenamento, segurança e compartilhando ideias. Desenvolvendo assim novas soluções para projetos.
Considerando-se o valor do tema abordado neste trabalho, o presente artigo tem como problema de pesquisa: Como a tecnologia da informação na gestão da inovação contribui para a empresa? Tal questionamento há se requerer tanto, uma revisão bibliográfica quanto a utilização de mecanismos de observação ou coleta de informações capazes de permitirem que, a temática investigada atinja o objetivo geral da pesquisa que é: analisar como a tecnologia da informação contribui para empresa.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Com o objetivo de apresentar os assuntos abordados neste estudo, será possível visualizar a Tecnologia da Informação na gestão da informação como desenvolvimento de uma organização. Neste tópico, relata-se alguns teóricos sobre a importância da tecnologia da informação que hoje está disponível às empresas. Procura-se entender as significativas ações da Tecnologia de Informação nas empresas.
2.1 Tecnologia da Informação (T.I)
A tecnologia da informação (T.I) é um instrumento que vem sendo adotada por várias organizações para que se tornem mais competitivas e se tornem mais rápidas para que seu lugar no mercado se torne cada vez maior. Para Carr (2009, p. 3) o poder e a presença da Tecnologia da Informação se expandiram e as empresas passaram a considerá-la como um recurso cada vez mais decisivo para o sucesso. Desse modo, podemos considerar a Tecnologia da Informação como um recurso positivo para o mercado de trabalho, podendo assim, contribuir para seu desempenho e lucratividade.
De acordo com Beal (2007, p. 17) a expressão Tecnologia da Informação (TI) serve para referenciar a solução ou conjunto de soluções sistematizadas baseadas no uso de métodos, recursos de informática, de comunicação e multimídia que visam resolver problemas relativos à geração, armazenamento, veiculação, processamento e reprodução de dados e a subsidiar processos que convertam dados em informações. O significado de T.I é amplo e é capaz de incluir várias características da tecnologia criando armazenamento, segurança e compartilhando ideias. Desenvolvendo assim novas soluções para projetos.
Segundo Bruzarosco (2005, p. 107) descobrir formas inovativas de melhorar os processos são reconhecidas como caminhos para agilizar o negócio e obter vantagens competitivas. Pois a exploração de novas ideias aumenta a competitividade, melhora a qualidade e produtividade. Empresas sempre têm procurado por novas formas para reestruturar o trabalho e melhorar a organização do negócio. Porém, há carência de métodos para programar e gerenciar o ciclo de vida do projeto e execução de processos.
Para Castells (1999, p. 222) essa estrutura internacional permite que pequenas e médias empresas se unam a empresas maiores, formando redes capazes de inovar e adaptar-se constantemente. A junção de pequena, média e grande empresa ajuda no desenvolvimento de inovações de projetos, conciliando uma a outra. A Tecnologia da Informação possibilita a recuperação descentralizada destas informações e sua integração simultânea em um sistema flexível de elaboração de estratégias, as mudanças que tem acontecido nas instituições estão diretamente ligadas a inovação tecnológicas.
Segundo Albertin (2000, p. 102) o ambiente empresarial, tanto em nível mundial quanto em nacional, tem passado por inúmeras mudanças nos últimos anos, as quais têm sido diretamente relacionadas com a Tecnologia de Informação. Sendo assim, torna-se indispensável sua utilização, desde que seja feito um planejamento estratégico, visando todas estas mudanças ocorrentes na implantação das Tecnologias das Informações.
Estudar como anda o mercado dentro e fora da organização é de extrema importância para as oportunidades futuras e aumentar sua competitividade no mercado. Conhecer seus concorrentes ajuda sempre a melhorar. Para Beraldi e Escrivão Filho (2000, p. 49) aconselham aos gestores colherem informações tanto da própria organização quanto do ambiente externo da empresa, com vistas a identificar ameaças e oportunidades, criando um cenário para uma resposta eficaz e competitiva.
...