TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO & COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: dimigelio • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1] FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
&
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Professor Tutor Presencial
Clóvis Bonacina
DOURADOS / MS
Abril/2015
[pic 2]
Faculdade Anhanguera Dourados – FDO
Antonio Carlos Pero: 2852144489
Bruno Nogueira da Silva: 2849235292
Damião Pereira: 1974167178
Lauro Lima da Silva: 1965251511
Walcione Lange Volpato: 2816801158
Trabalho acadêmico apresentado como requisito para a avaliação nas disciplinas de Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional com o tutor presencial Clóvis Bonacina.
Dourados – MS
Abril de 2015
1º Passo:
Perfil do representante dos moradores.
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do negociador da gravadora.
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
2º Passo:
Com a liberação provisória da prefeitura nos deparamos com a resistência dos moradores provavelmente por falta de conhecimento das atividades da empresa.
Dessa forma elaboramos itens para iniciarmos a negociação com os representantes dos moradores onde o responsável é o Sr. Carlos Henrique.
Carlos Henrique é líder dos moradores, é um negociador restritivo, com seu ponto forte para a obtenção de vantagens sem se preocupar com o oponente. Com o objetivo de extrair o máximo possível da empresa, mesmo sabendo que é inevitável a instalação da gravadora.
Jorge Andrade é um negociador segundo o conceito Jung confrontador, contesta e trabalha mutuamente para chegar a um acordo bom para ambas as partes. Profissional acostumado a lidar com situações de confronto. Buscará um acordo amigável que beneficie a população sem prejudicar a empresa.
3º Passo:
Pontos a serem negociados.
O barulho irá incomodar a nossa tranqüilidade!
A estrutura do bairro não comportará o transito intenso!
A nossa segurança estará sendo ameaçada!
Analise da situação.
Devido à necessidade da negociação da instalação da gravadora, depois de uma longa pesquisa realizada na região de Dourados-MS, onde após estudos detalhados foi decidido pela empresa “ABDLW MUSIC” a abertura de uma filial para expansão dos negócios da empresa no Bairro Flor de Maio.
A gravadora ira apresentar soluções na infraestrutura do bairro.
- Melhorias na segurança.
- Conscientização da inexistência de poluição sonora no bairro.
- Provaremos que a gravadora trará valorização ao bairro.
- Iluminações de qualidade.
- Sinalização e viabilização de acessos ao bairro.
- Organização no bairro.
- Acesso adequado a uma rodovia.
4º Passo:
Com a possibilidade do embargo da obra, os colaboradores ficaram ainda mais ansiosos, pois a gravadora tem a cultura na liderança participativa. Seus funcionários têm a liberdade de opinarem sobre determinadas decisões, pois a empresa tem plano de carreira e sucessão.
Com a notícia dos manifestos dos moradores, e a possibilidade do empreendimento ser embargado, o clima na organização ficou ainda mais tenso. Os funcionários inseguros por diversas questões, a produtividade diminuiu trazendo certa desmotivação aos mesmos.
5º Passo:
Na primeira reunião realizada, Jorge Andrade tomou conhecimento pessoalmente através de Carlos Henrique das reclamações dos moradores em relação à instalação da gravadora no bairro.
Foram propostas algumas melhorias na infraestrutura do bairro como instalação de sinalização, melhoria do acesso à rodovia BR 163 que atualmente é perigoso e mal sinalizado além de um retorno necessário para reduzir a movimentação em outras vias do bairro.
Dentro deste quadro estamos negociando com a prefeitura a aceleração destas medidas por se tratarem de responsabilidade da mesma, o prefeito já mostrou que tem interesse pela instalação da empresa por a mesma não poluir nem trazer danos ao município, mas sim gerar empregos e renda.
...