TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Por: TTTTTPDS • 25/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.273 Palavras (10 Páginas) • 171 Visualizações
TECNOLOGIAS DE GESTAO – 3
EFICACIA – atingir os resultados planejados
EFICIENCIA- alcançar objetivos gastando menos recursos
ESTRATÉGIA – caminho a ser executado para se alcançar um objetivo
TATICA - um ou mais elementos que compõem a estratégica.
Que fatores interferem na decisão de compra de um novo produto? Quase sempre a resposta é preço e qualidade e o equilíbrio entre esses dois fatores. Mas a qualidade tem seus próprios atributos que variam de um tipo de produto para outro. Por exemplo, imagine uma empresa interessada na aquisição de um software de apoio à gestão. Nesse caso, o produto software tem que levar em conta, por exemplo, o atributo facilidade de aprendizado; alguém interessado em uma geladeira pode pensar no atributo consumo de energia; um colchão tem o atributo grau de maciez, etc.
Vamos pensar em três atributos mais gerais: confiabilidade, disponibilidade e durabilidade. Confiabilidade significa o produto operar em um dado contexto de uso e em um intervalo de tempo sem apresentar falhas. Um exemplo de elevado grau de confiabilidade é o que se espera de uma usina nuclear ou de uma caldeira em uma fábrica: se o sistema de segurança falhar, poderá colocar em risco a vida de muitas pessoas.
Já o atributo disponibilidade tem relação com o funcionamento do produto, com o produto estar disponível e funcionar quando necessário. Por exemplo, uma operadora de telefonia celular precisa garantir o funcionamento do serviço na maior parte do tempo ou conforme foi contratado.
Um terceiro atributo de qualidade, durabilidade, nos lembra frases do tipo: “Antigamente os produtos eram melhores, duravam mais, hoje os produtos são feitos para quebrar.” Infelizmente, há certa verdade nisso. Equipamentos elétricos e eletrônicos, de fato, parecem que já nascem para serem trocados antes do tempo.
É o conceito de “obsolescência programada”, que significa reduzir a vida de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes desse mesmo produto.
Um exemplo clássico de obsolescência programada está nas lâmpadas incandescentes. Desde que foram inventadas, há mais de um século, sabia-se que as lâmpadas podiam durar muito mais horas do que na versão do produto que era comercializada. Entretanto, as lâmpadas foram “programadas” para deixar de funcionar antes do tempo, obrigando a compra de novas lâmpadas, e assim permanece até hoje.
Saiba Mais
Figura 3.1: Lâmpada mais antiga em funcionamento no mundo.
A lâmpada mais antiga do mundo está acesa há mais de 111 anos! Ela está instalada em um posto do Corpo de Bombeiros e virou atração turística nos Estados Unidos, atraindo milhares de visitantes.
Lâmpada mais antiga do mundo está acesa há 111 anos nos Estados Unidos. D24 am. Disponível em: http://goo.gl/qDIRW1. Acesso em: 3 jun. 2014.
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Evidentemente, não estamos falando só de lâmpadas, mas de uma variedade incrível de produtos eletrônicos ou não eletrônicos que são também “programados para parar de funcionar”.
O que está em jogo nesta discussão não é apenas a duração de uma lâmpada ou de qualquer outro equipamento, mas a lógica dos mercados e estilos de vida modernos. Lembre-se, por exemplo, de que equipamentos eletrônicos estão repletos de metais perigosos e contaminantes como chumbo, cádmio e mercúrio que irão comprometer o solo e cursos d’água, afetando as pessoas, caso sejam descartados de qualquer maneira. Além disso, há enorme demanda de energia para produzir em tamanha quantidade produtos quase descartáveis e um alto custo social para fazer todo esse aparato funcionar.
O que podemos dizer sobre essa discussão é que qualidade em produtos, modernamente, deve incorporar questões ligadas à responsabilidade ambiental e social. Isso muda (ou deveria mudar) as percepções que temos sobre a própria qualidade em tudo aquilo que esperamos encontrar em muitos produtos e serviços que adquirimos.
Saiba Mais
Obsolescência Programada (The Light Bulb Conspiracy). Direção: Cosima Dannortzer. Espanha, 2010.
Figura 3.2: Cenas do filme Obsolescência Programada.
O filme conta a história de como a indústria tem trabalhado por quase 100 an
Fluxograma e processos
Um processo é um grupo de atividades que precisam ser executadas em uma sequência lógica para produzir um efeito desejado. Processos são de grande valor porque são eles que produzem o serviço ou produto que será entregue ao cliente. Visto de outro ângulo, processos estão embutidos nos sistemas de informação, por exemplo, pois são os processos que fazem a ponte entre o negócio da empresa e a área de tecnologia da informação (TI). O mapeamento de processos possibilita que uma empresa enxergue melhor seus pontos fortes, gargalos, onde está a complexidade da operação, o risco de retrabalho, as atividades redundantes, etc.
Existem muitas técnicas de mapeamento de processos que envolvem entrevistas, observações e cruzamento de dados. Com a finalidade de estudar e documentar facilmente processos utilizam-se ferramentas gráficas, como fluxogramas.
Um fluxograma em si não necessariamente representa um processo de uma empresa, pode representar um fluxo de informação qualquer ou ainda a lógica de um programa de computador.
Vamos ver um processo desenhado com ajuda do computador. Um dos processos mais importantes na relação entre cliente e empresa está na avaliação do produto por parte do cliente. Isso pode ocorrer tanto no ato da compra quanto no uso, durante a vida útil do produto. Vamos pensar nisso em termos de um processo.
Inicialmente, o cliente avalia um produto por observação ou consulta colegas sobre experiências anteriores no uso daquele produto. O cliente compara o custo do produto com os recursos que ele dispõe para adquiri-lo. Se o custo superar os recursos de que ele dispõe, o cliente desiste da compra, do contrário, ele adquire o produto. O cliente irá comentar com seus colegas a experiência da compra ou da não compra.
Veja essa situação esquematicamente por meio de um diagrama de processo BPMN (Business Process Modeling Notation), apresentado
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