TEORIA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO
Pesquisas Acadêmicas: TEORIA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joceliaribeiro • 28/8/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.104 Palavras (9 Páginas) • 239 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_______________________________________________________4
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO______________________________5
TEORIA DA BUROCRACIA____________________________________________7
TEORIA ESTRUTURALISTA___________________________________________8
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS __________________________________10
TEORIA COMPORTAMENTAL (INCLUINDO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - DO)_____________________________________________11
A EVOLUÇÃO EM DECORRÊNCIA DAS NECESSIDADES_________________12
CONSIDERAÇÕES FINAIS____________________________________________14
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________15
4
INTRODUÇÃO
A seguir apresentaremos os estudos realizados sobre as Teorias da Administração, são Teorias muito importantes que fazem parte da historia da Administração das empresas.
Veremos como cada Teoria foi criada e como ficou marcada na historia e também a importância de cada Teoria para as empresas atuais.
Mostraremos as Teorias mais importantes que enfatizam as Estruturas Organizacionais e Humanistas na Administração e sua evolução com o passar do tempo.
5
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Clássica nasceu através da abordagem de Henri Fayol (1841 - 1925) que foi o primeiro a enfatizar a estrutura organizacional das empresas.
Fayol defendia as relações das empresas dentro de um todo com seis funções básicas, que são as Funções Técnicas, Funções Comerciais, Funções Financeiras, Funções Contábeis, Funções Administrativas e Funções de Segurança.
A teoria de Fayol passou por algumas mudanças durante o tempo e as empresas passaram a abordar outras funções, mas estas novas funções não são iguais em todas as empresas, depende de cada empresa e cada área, pois são todas diferentes e assim cada uma segue a função que é necessária para sua empresa para obter um trabalho melhor.
Uma função que é necessária em todas as empresas até os dias atuais é a Função Administrativa, pois todas as empresas precisam de uma boa administração para conseguir permanecer no mercado de trabalho.
Segundo Fayol existem alguns elementos essências para a administração, um administrador precisa prever os acontecimentos, visualizar o futuro e prevenir a empresa do poderá acontecer no futuro, precisa organizar a empresa e conseguir comandar os funcionários e orienta – lós em suas funções e saber coordenar sua equipe para que o trabalho seja bem realizado e também controlar os serviços para que tudo aconteça conforme planejado.
A Teoria Clássica é uma teoria muito importante para todas as empresas e é usada até hoje para melhorar os trabalhos realizados, pois foi através da Teoria Clássica que as teorias foram se desenvolvendo e se aprimorando nas empresas com o passar do tempo.
Na Teoria Clássica existem também alguns Princípios Gerais da Administração que foram abordados por Fayol, os principais são os de Divisão do Trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Unidade de Comando, Hierarquia, Departamentalização e o Principio da
Coordenação, Fayol também abordou alguns outros princípios, mas estes são os mais importantes e mais conhecidos na Teoria Clássica.
6
A partir do ano de 1910 foi que Fayol idealizou a Teoria Clássica, e a teoria desenvolvida também ficou conhecida como o Fayolismo, está teoria foi criada voltada para a parte Administrativa das empresas, para estudar a Administração realizada nas empresas e obter um melhor resultado, para que as tarefas sejam feitas com mais eficiência através de seus estudos realizados.
A Teoria Clássica é uma teoria mais rígida, sua característica é a Estrutura Organizacional que busca que a Administração seja realizada de forma excelente nas empresas, depois outros autores utilizaram as ideias de Fayol e criaram outras Teorias mais modernas e menos rígidas como a Teoria Neoclássica, e assim a Teoria Clássica foi importante para outros autores desenvolverem também suas Teorias que foram evoluindo com o tempo e hoje fazem parte da historia das empresas e das suas Administrações realizadas.
7
TEORIA DA BUROCRACIA
Max Weber (1864-1920) apresentou sete dimensões da Teoria da Burocracia, sendo elas formalização, divisão do trabalho, princípios de hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização do funcionário.
Essas dimensões têm como característica o modelo básico burocrático que visa à melhoria nas organizações. Weber acreditava que a burocracia dentro de uma organização poderia elevar o grau mais alto da racionalidade alcançando seus objetivos.
Não levando em conta o individual de cada pessoa Weber só analisou o todo trazendo diferenças individuais das pessoas dentro da mesma organização. Com ela vem à divisão do trabalho em hierarquia, autoridade sobre os comandados, normas, meritocracia e a profissionalização dos funcionários.
A Burocracia foi criada para o mundo conservador, ela foi muito importante na era industrial quando o mundo não tinha mudanças tão rápidas. O homem tem que ser totalmente profissional não deixando que suas emoções atrapalhem seu desempenho dentro da organização.
Dando o poder para aquele que estiver num cargo que a categoria for mais hierárquica as decisões independentes se ele sabe o que é certo ou não, assim passando a ter desigualdade de cargo na empresa. Trazendo certo receio para os outros que acaba tendo medo a mudança, passando a resistir qualquer modificação de cargo.
...