TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Projeto de pesquisa: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carloscampos20 • 4/11/2014 • Projeto de pesquisa • 7.745 Palavras (31 Páginas) • 202 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO.
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL.
SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO
E SUAS TEORIAS
Projeto de avaliação do 1° GQ
do curso de graduação de Eng
Civil
Professor: Jorge Azevedo
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e com-posta por organizações. Todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planeja-dos, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não hu-manos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercado-lógicos etc.). A vida das pessoas depende intimamente das organizações e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas. Na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro das organizações. As organizações são extremamen-te heterogêneas e diversificadas, de tamanho diferentes, de características di-ferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Existem ORGANI-ZAÇÕES LUCRATIVAS (chamadas empresas) e ORGANIZAÇÕES NÃO LU-CRATIVAS (como Exército, Igreja, Serviços Públicos, Entidades Filantrópicas, Organizações não governamentais – ONGs – etc.).
A administração nada mais é do que a condução racional das ativida-des de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram den-tro de uma organização. Assim, a administração é imprescindível para existên-cia, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as orga-nizações jamais teriam condições de existir e de crescer.
Em função dos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador de-fine estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, plane-ja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.
Segundo KATZ, o sucesso do administrador depende mais do seu desempe-nho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade.
Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. Para KATZ, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
• HABILIDADES TÉCNICAS – envolvem o uso de conhecimento espe-cializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o tra-balho e com os procedimentos de realização. É o caso de habilidades em contabilidade, em programação de computador, engenharia etc. As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o tra-balho com “coisas”, como processos materiais ou objetos físicos e con-cretos. É relativamente fácil trabalhar com coisas e com números por-que eles são estáticos e inertes, não contestam nem resistem à ação do administrador.
• HABILIDADES HUMANAS – estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, lide-rar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas.
O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da par-ticipação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas.
• HABILIDADES CONCEITUAIS – envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com habili-dades conceituais está apto a compreender as várias funções da orga-nização, complementá-las entre si, como a organização se relaciona com seu ambiente, e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas
Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito. As competências qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apre-sentar soluções e resolver assuntos ou problemas
...