TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
Seminário: TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergioely • 10/10/2013 • Seminário • 542 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
2.1 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO II – DESAFIO 1
A empresa contatada neste estudo tem 3(três) segmentos TP Investimentos, TP Seguros e TP Agrícola. A escolhida foi a TP Agrícola, que atua na área de comercialização varejista de insumos agrícolas, atende uma clientela formada, basicamente por agricultores de grande porte, pessoas físicas e grandes empresas.
A sociedade empresária é de espécie jurídica limitada e é optante no regime de
Tributação Simples Nacional, com apresentação de organograma com poucos níveis hierárquicos é formada por 2(dois) sócios. Um sócio fica responsável pela área comercial e o outro pela área administrativa, tem 1(uma) pessoa responsável pelo carregamento, secretária e 12 vendedores terceirizados.
A empresa apresenta estrutura de micro-empresa, portanto não há departamento específico responsável pelo gerenciamento das operações financeiras, ficando, essas atribuições distribuídas pelos proprietários e contador.
A missão de uma empresa deve ser definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. Ela deve ser voltada para um futuro a longo prazo, deve ter credibilidade, e todos os que trabalham na empresa devem conhecê-la, compreende-la, vivê-la e sentir-se atraídos e comprometidos com seus objetivos. Precisa ser simples, clara e direta, não pode de forma alguma confundir o individuo e causar-lhe duvidas.
Antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos, e os produtos que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades. A missão deve estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos.
Segundo o gestor da empresa, a empresa escolhida tem como missão proporcionar ganhos aos participantes do mercado agrícola, através da negociação junto a trades, fábricas, empresas e agricultores. E seu objetivo visa possibilitar a negociação de grãos e insumos agrícolas com maior volume e menores preços, obtendo ganho em escala.
E manter um ambiente de oportunidades para o desenvolvimento pessoal é um dos desafios da empresa, que acredita que a soma de competências, o compromisso e a parceria garantem o sucesso da empresa.
A visão de uma empresa deve ser a situação futura desejada a longo prazo, deve ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.
Precisa estar alinhada com os valores centrais da mesma, ou seja, são os princípios essenciais e duradouros; e voltar seus olhos para dentro da própria empresa para definir a visão que tem que ser inspiradora e impulsionadora, deve gerar uma energia positiva para seus colaboradores. Visões com foco financeiros não costumam trazer estimulo e criatividade para a empresa, o mesmo vale para a liderança e participações de mercados onde atuam. A visão será bem definida quando a resposta, “o que queremos criar?” for respondida.
Buscar crescimento com base sólida, onde todos possam crescer juntos; essa é visão da TP Agrícola. A empresa, atualmente, trabalha exclusivamente com a negociação de adubos, atendendo clientes desde Santa Cruz até santa Rosa.
...