TGA - ESCOLAS DA ADM
Por: isabella9000 • 17/4/2015 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
- Fatores-chave do contexto. (O que motivou o surgimento desta teoria?)
- 2. Pressupostos ( Qual a base em que esta teoria se sustenta?)
- 3. Foco de análise
4. Conceitos -Chave
5. Contribuições para a área da administração. ( Qual o legado deste teoria para a administração?
6. Limitações da teoria (Quais os pontos fracos da teoria? Em qual aspecto ela pode ser questionada?)
Abordagem Quantitativa (Teoria da Matemática) |
Enfoque Contingencial |
TEORIA DOS SISTEMAS
- Fatores-chave do contexto. (O que motivou o surgimento desta teoria?)
A teoria de sistemas, cujos primeiros enunciados datam de 1925, foi proposta em 1937 pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, tendo alcançado o seu auge de divulgação na década de 50. Em 1956 Ross Ashby introduziu o conceito na ciência cibernética. A pesquisa de Von Bertalanffy foi baseada numa visão diferente do reducionismo científico até então aplicada pela ciência convencional. Dizem alguns que foi uma reação contra o reducionismo e uma tentativa para criar a unificação científica.
- Pressupostos ( Qual a base em que esta teoria se sustenta?)
A ciência do século passado adotava a mecânica clássica como modelo do pensamento científico. Isso equivale a pensar nas coisas como mecanismos e sistemas fechados. A ciência de nossos dias adota o organismo vivo como modelo, o que equivale a pensar em sistemas abertos. O Sistema consiste em uma sistemática fatorial em grupos de influência de ações que fundamentam a Teoria Sistemática Geral.
- Foco de análise:
A teoria de sistemas estuda de modo interdisciplinar, a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição.
- Conceitos chave: Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos que se interam e são interdependentes, relacionados cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo organizado. Tendo sua utilidade principal aplicada no mundo real pela ênfase na visão das interações, interdependências e cadeias de efeitos.
5. Contribuições para a área da administração. ( Qual o legado deste teoria para a administração? Para as ciências administrativas, o pensamento sistêmico envolve vários aspectos, dentre eles:
Transformações físicas necessárias à fabricação dos produtos e prestação dos serviços; Comunicação entre os agentes e colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço atendendo as expectativas e necessidades do cliente; Desenvolvimento das pessoas para que elas se empenhem no processo cooperativo; Desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos, para que as pessoas tenham condições de realizar o trabalho da maneira esperada. Por esses motivos, as organizações podem ser entendidas como sistemas abertos.
...