Adm tga resenha cap 1
Por: batavo • 15/10/2015 • Resenha • 900 Palavras (4 Páginas) • 530 Visualizações
Seção 1
As organizações e a administração
São organizações grupos de pessoas que se unem para um mesmo objetivo empresarial; logo, toda organização tem um fim ou um propósito que justificam-lhe a existência.
Os integrantes da organizações tomam decisões e realizam tarefas de forma a alcançar seus objetivos. A estrutura organizacional envolve a definição de regras e procedimentos internos, a divisão do trabalho, a descrição de funções, o estabelecimento de relações de autoridade entre seus membros, entre outros.
A qualidade da administração confere às organizações o sucesso ou não. Assim são determinantes a eficácia e a eficiência na coordenação do trabalho dos integrantes e na destinação de recursos organizacionais.
Entende-se por eficiência a capacidade de realização das atividades da organização minimizando a utilização dos seus recursos; logo, quanto maior a produtividade, maior a eficiência. Já a eficácia consiste na escolha certa dos objetivos certos a fim de conseguir atingi-los.
Assim, uma administração bem sucedida consiste na obtenção simultânea de eficácia e eficiência na utilização dos recursos organizacionais.
Níveis organizacionais
Os administradores são divididos em três níveis hierárquicos:
Nível estratégico: o mais elevado da hierarquia organizacional,sendo ocupado por poucas pessoas dentro a organização. É responsável pelas principais decisões bem como pela interação dentro a organização e seu ambiente externo.
Nível tático: formado por administradores cuja função é coordenar atividades de níveis mais baixos. É responsável pela tradução das políticas e regras definidas pelo nível estratégico .
Nível operacional: o mais baixo da hierarquia, sendo composto por pessoas responsáveis pela execução e realização das atividades e tarefas cotidianas.
O processo de administração
Há, na administração quatro funções interligadas:
Planejar: estipular os objetivos a serem atingidos, definir estratégias e ações , especificar no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização.
Organizar: distribuir tarefas e recursos entre os membros da organização.
Dirigir: liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas dentro da organização, bem como selecionar o canal de comunicação mais adequado para resolver conflitos entre os subordinados.
Controlar: monitorar e avaliar o desempenho da organização, comparando aos objetivos planejados e corrigir os desvios que se verifiquem.
As áreas funcionais da organização
As áreas funcionais de uma organização representam atividades e tarefas especializadas que são desempenhadas por unidades ou departamentos da organização. As mais comuns são: produção, comercial e marketing, finanças e recursos humanos.
Os papéis do administrador
Todos os administradores desempenham papéis:
Interpessoais: envolvem a relação dos administradores com membros da organização ou do meio externo a ela.
Informacionais: envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações e representam um dos aspectos mais importantes no trabalho do administrador.
Decisórios: envolvem todos os eventos que implicam a tomada de decisões.
Decisórios
Informacionais
Interpessoais
Negociador
Administrador de recursos
Solucionador de Conflitos
Empreendedor
Porta - voz
Disseminador
Monitor
Elemento de ligação
Líder
Símbolo
As habilidades do administrador
A habilidade é potencial de realização, a facilidade de lidar com tarefas. Segundo Robert Katz há três tipos básicos de habilidades em um administrador:
Conceituais: relacionadas à capacidade para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização. (Nível estratégico).
Humanas: relacionadas à capacidade do administrador de trabalhar e se comunicar com outras pessoas. (Nível tático).
Técnicas: relacionadas à capacidade para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados. (Nível operacional).
Estilo brasileiro de administrar
São nove os traços culturais característicos dos administradores brasileiros:
1. Concentração do poder: tendência de centralizar o poder e a autoridade no líder. As decisões são unilaterais, e
...