TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

Tecnologia no mundo atual

Na época atual, vive-se a era da tecnologia, em que todas as áreas da sociedade se favorecem dos aparatos tecnológicos existentes, que surgem para facilitar as atividades e necessidades de cada um desses indivíduos. Nas empresas não poderia ser diferente. Hoje, as tecnologias colaboram para um melhor processo de desenvolvimento.

A tecnologia está cada vez mais presente nas empresas, seja na gestão da produção ou na estratégia da empresa, as rápidas mudanças nos mercados globais tornam o ambiente competitivo muitas vezes obrigando as empresa a adotar ou desenvolver novas tecnologias, fazendo com que esta se mantenham no mercado, de forma que esforcem para colocar os produtos novo mais rapidamente.

 A sobrevivência e o crescimento da organização dependem da fidelização e da satisfação dos clientes que, por sua vez, dependem do desempenho da mesma nos objetivos de qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos.

No cenário econômico a inovação envolve também a possibilidade de auferir resultados na sua aplicação, com a gama de tecnologias inovadoras ouve-se a substituição da mao de obra, processo a partir de um conceito inicial denominado Tecnologias de Processo.

Tecnologias de Processo:

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa (2015), tecnologia é uma “ciência cujo objeto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais” e um “conjunto dos termos técnicos de uma arte ou de uma ciência”.

As tecnologias de processo, a conceituação  mais antiga de esta, associada com a substituição de mão-de-obra humana por máquinas, atualmente conhecida como máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da produção.

Todas as empresas utilizam alguma forma de tecnologia para executar suas operações e realizar sua tarefa. A tecnologia adotada pode ser rudimentar ou sofisticada. Mas, todas elas dependem de um tipo de tecnologia ou de uma matriz de tecnologias para poderem funcionar e alcançar seus objetivos. Como exemplo tem os computadores, robôs, aparelhos de radiologia, aviões, telefones, máquinas colheitadeiras, etc

A tecnologia de processos pode ser dividida em três grupos de acordo com o elemento transformado: tecnologias de processamento de materiais, tecnologias de processamento de informações e tecnologias de processamento de clientes.

As tecnologias usadas pelas empresas no processamento de materiais são máquinas-ferramentas, robôs, veículos guiados automaticamente, sistemas flexíveis de manufatura e manufatura integrada por computador. O processamento de informações nas organizações tornou-se mais dinâmico com o desenvolvimento da internet e, mais tarde, com a utilização de sistemas ERPs. Há, também, tecnologias que interagem ou modificam de alguma forma os clientes em diversas operações de serviços.

O uso das tecnologias nas organizações pode ser analisado por duas di-mensões principais: grau de automação e escala. Quanto mais automatizados os processos, menor a intervenção humana. As decisões de escala dizem respeito à capacidade de processamento de cada tecnologia.

Consocio

As escolhas tecnológicas de processo nas empresas devem influenciar positivamente seus desempenhos e melhorar o nível de evolução. Cabe aos gerentes analisar, em cada situação, as melhores alternativas tecnológicas disponíveis para utilização no processo produtivo, no ramo do consocio mais especificamente na empresa perin veículos por exemplo os meios eficácia mais eficazes

Um consórcio nada mais é do que uma associação de dois ou mais indivíduos, empresas, organizações ou governos (ou  qualquer combinação destas entidades), com o intuito de participar numa atividade comum ou de partilha de recursos para atingir um objetivo comum, no caso, a aquisição de um bem.

Em resumo, em um consórcio, são os próprios participantes que se financiam. A admistradora reúne grupos de interessados e eles pagam taxas de administração, seguro e fundo de proteção contra possíveis calotes.

Na prática em alguns casos, funciona a  Instituição Financeira reúne clientes interessados em comprar um bem, cada cliente compra uma cota, paga mensalmente até atingir o valor do bem, nas prestações, o consorciado paga a taxa de administração e o fundo de reserva, a cada mês, um ou mais participantes são sorteados para receber a carta de crédito, onde o  cliente pode dar lances para receber a carta de crédito, o maior lance ganha, com a carta em mãos poderá comprar o imóvel ou resgatar o dinheiro investido quando o consórcio chegar ao fim, fundo de reserva é uma porcentagem embutida nas parcelas para a prevenção de eventualidades.

O consórcio é ótimo para quem tem mais dificuldade em guardar dinheiro, pois, pode utilizar o consórcio para se forçar a guardar dinheiro e usar a carta de crédito no futuro.

As escolhas tecnológicas das empresas devem influenciar positivamente seus desempenhos e melhorar o nível de atendimento aos clientes. Cabe aos gerentes analisar, em cada situação, as melhores alternativas tecnológicas disponíveis para utilização no processo produtivo.

RESUMO

Apesar de, em geral, as organizações investirem menos nessa tecnologia, empresas baseiam-se nela todo seu modelo de negócio. Podemos citar como exemplo os caixas eletrônicos, hospitais, lojas e parques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (923.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com