TRABALHO
Por: samilaabreu • 20/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 129 Visualizações
- História (Ontologia)
Originou-se na Grécia antiga tendo ocupado as mentes de Platão e Aristóteles em seus estudos. Ainda que sua etimologia seja grega, o mais antigo registro da palavra ontologia em si é a sua forma em latim, a qual surgiu em 1606 no trabalho Ogdoas Scholastica, de Jacob Loard.
- Como disciplina especial da filosofia, a ontologia foi cultivada desde o século XVIII por autores da tradição escolástica e de outras tendências. O filósofo racionalista alemão Christian Wolff, graças a quem o termo ontologia ganhou projeção, diferenciou-se das demais ciências particulares.
- A Alemanha, Kant, grande sucessor de Wolff, contestou a palavra “prova ontológica” da existência desnecessária de Deus, e combateu, assim, a ontologia como sistema dedutivo.
- Edmund Husserl postulou uma filosofia independente das ciências naturais e de qualquer recurso da psicologia, referida a outro tipo de objeto ou realidade como ciência das ciências, a ontologia pode ser de dois tipos: formal, a qual constitui os fundamentos de todas as ciências e se interessa pelas essências que apresentam correspondência com todas as outras essências; ou material, a qual consiste num conjunto de ontologias “setoriais” e consiste das ciências dos fatos.
- Hartmann, a ontologia “crítica e analítica” era distinta da ontologia das escolásticas e racionalistas que pretendiam alcançar a existência, a partir da construção de um saber sobre essências. Hartmann preferiu ver na ontologia não a tentativa de resolver todos os problemas, mas o reconhecimento daquilo que é metafísico insolúvel.
- Heidegger “A ontologia fundamental” quis evitar as idéias filosóficas correntes sobre o ser, bem como as concepções prévias sobre o ser em geral. É preciso, segundo ele, destruir a ontologia tal como foi tradicionalmente entendida e buscar uma compreensão da existência fundada na finitude o que permitiu o acesso à realidade do ser.
- O que é ontologia?
Palavra grega, ontos “ser”, logos “saber” – Estudo do ser. Ontologia é a questão do ser! Sua tarefa consiste no conhecimento do ser.
Para o estudo de uma ontologia e necessário se determinar um objeto de estudo da ontologia. A determinação do objeto da ontologia deve ser feita no âmbito da explicitação da sua questão central. Mas toda questão tem, enquanto questão, uma estrutura que lhe e própria, como Heidegger esclarece: toda a questão tem, enquanto ela e um interrogar – por, um objeto pelo qual se interroga.
- Para que serve a Ontologia?
Ontologia busca o entendimento do ente, da ação, do pensamento, e procura facilitar a compreensão do que é abordado. Serve como busca constante de algo.
- Como se utiliza?
Utiliza - se em tudo, no pensamento, no humor, na liberdade de expressão, na ciência. Ela consiste em descrever as estruturas dos diferentes modos de ser.
- Qual a ligação com a administração?
Os clientes estão cada vez mais exigentes com os serviços que estão adquirindo, por sua vez, as organizações estão investido muito em treinamento de seus funcionários. É primordial o funcionário conhecer o produto que esta trabalhando.Com isso por meio da ontologia pode-se aplicar em varias organizações.
O conhecimento e domínio são muito importante para uma compreensão coerente do texto, esse conhecimento do domínio pode ser dado por meio de uma ontologia, sobre um domínio de discurso do texto.
A aplicação usada por EVERETT ET AL. (2002) é um exemplo de da utilização da ontologia na linguagem natural, pois o uso da ontologia é de vital importância por dois motivos;
- Auxilia a elucidação de compreensão existente no texto. Com a utilização de uma ontologia sobre o domínio de discurso do texto se reduzem os problemas de ambigüidade;
- A ontologia também funciona como um dicionário de conceito dentro do domínio do texto.
Para a administração, achar informação certa e mais rápido possível dentro da empresa e de suma importância dentro da empresa. A tecnologia de ontologias auxilia das seguintes formas;
- Ontologia oferece a estrutura básica sobre a qual se constroem bases de conhecimentos.
- Usando ontologia pode-se anotar informações semânticas em antefatos de informações não estruturados, visando assim a obtenção de resultados mais precisos.
WEB SEMÂNTICA
“Nós estamos nos afogando em informações e com fome de conhecimento”
JOHN NAISBITT
Podemos ver claramente com essa citação é verdadeira quando pensamos nas dificuldades existentes em obter resultados precisos em buscas tipicamente realizadas na Web. As ferramentas de que busca existem atualmente não conseguem descobrir o significado preciso sobre o que se trata determinada página na Web, tendo que contar com certas heurísticas para tentar compreender o significado do conteúdo da página.
...