Taylor e Fayol para a Administração
Seminário: Taylor e Fayol para a Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cien • 16/10/2014 • Seminário • 1.554 Palavras (7 Páginas) • 205 Visualizações
ETAPA 1: (passo 2)
Matéria discutida em equipe, a respeito dos materiais vistos, principais tópicos verificados de Taylor e Fayol para a Administração.
Abordagem de Taylor da ênfase as tarefas com vista ao resultado da produção.
A abordagem de Fayol da ênfase as estruturas. (o planejamento global).
Segundo Taylor, as funções administrativas são:
Planejamento: aplicação de métodos científicos em substituição à improvisação.
Preparo: seleção dos trabalhadores, treinamento dos mesmos e disposição e preparação de máquinas e equipamentos.
Controle: verificação do trabalho.
Execução: atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja executado de forma disciplinada.
Para Fayol, as funções administrativas são:
Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
Organizar: constituir um duplo organismo material e social da empresa.
Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com o estabelecido.
E essas funções se equivalem a funções técnicas (produção), comerciais (compra, venda e troca), financeiras (gerência de capitais), segurança (proteção), contábeis (registros, inventários, custos).
Para Taylor, teria que haver um supervisor para cada área (supervisão funcional).
Para Fayol, teria que haver "unidade de comando", ou seja, o empregado receber ordens de um único superior.
Para Taylor, a remuneração do operário era simples, ganhava por peça produzida, ou seja, quanto mais peças mais dinheiro.
Para Fayol, a remuneração teria que ser justa e capaz de satisfazer às necessidades dos empregados e atender a empresa em termos de retribuição.
Se o operário não rende-se o esperado não precisava voltar no dia seguinte pois Taylor pregava a produtividade (produção total)
Já para Fayol, quanto mais tempo o empregado permanecer no cargo, tanto melhor, a rotatividade é um fator negativo (terá que ensinar tudo novamente).
A máxima prosperidade do patrão deve corresponder à máxima prosperidade do empregado (se o patrão ganhar muito o empregado também ganhará muito).
Segundo Fayol, amabilidade e justiça são o ideal para obter a lealdade do pessoal (trate as pessoas bem e será bem tratado).
Segundo Fayol, os aspectos organizacionais são analisados de cima para baixo e do todo para as partes, exatamente o inverso da administração científica.
DESAFIO
Você foi contratado para atuar como consultor em uma empresa do ramo de confecção têxtil, especificamente uma Malharia, que está localizada em um bairro da periferia da cidade a qual denominaremos por ‘JC Confecções’. A empresa é familiar e foi fundada há dois anos pelos irmãos José e Carlos.
A empresa hoje está passando por algumas dificuldades: queda nas vendas; reclamação dos clientes quanto à qualidade dos produtos; reclamação dos clientes quanto ao atendimento; não existe nenhum tipo de comunicação interna; os colaboradores estão desmotivados e os proprietários não têm mais voz de comando.
A malharia ‘JC Confecções’ conta hoje com a seguinte força de trabalho: O proprietário José cuida de toda a parte administrativa (contas a pagar e receber, departamento pessoal e financeiro) juntamente amais duas funcionárias. Já o proprietário Carlos é o responsável pela produção juntamente a mais 8 colaboradores.
O processo de produção das peças desenvolvidas pela malharia passa pelos seguintes processos: molde, corte, costura e estamparia. Porém, os colaboradores atuais se dividem nas tarefas, não havendo uma função (cargo) já estabelecida para cada um. Como os sócios não têm experiência em administração, a empresa não tem nenhum tipo de planejamento, procedimento e definição dos cargos.
Analogia das verificações feitas no passo 2(dois) com os dias atuais na empresa ‘JC Confecções’.
Primeiramente é necessário que se aplique um dos conceitos básicos de Taylor que irá modificar e melhorar o esquema de produção da empresa.
Carlos que é responsável pela produção deverá observar onde cada funcionário se encaixa melhor, vendo em qual atividade ele terá mais habilidade e será mais ágil, dessa forma ele irá separar determinado funcionário para determinada função, isso agilizará a mão de obra e também irá organizar melhor a produção que está sem nenhum controle.
Ele precisa adquirir uma nova postura, precisa ter voz de comando e coordenação sem deixar de ser dinâmico e cordial com os funcionários, pois para que as mudanças necessárias sejam feitas é preciso criar um ambiente psicológico favorável. Serão necessárias pesquisas, verificando se há novas maneiras de executar os processos da produção de suas peças, algo que ajude a ampliar e melhorar a qualidade de seus produtos. Trazer novas malhas, novos moldes e estampas para que os clientes fiquem satisfeitos com a qualidade dos mesmos.
Na parte administrativa na qual José é responsável, é necessário se reorganizar, ter planejamento e controle. José também necessita aderir uma nova postura perante seus funcionários e seus clientes, pois a falta de comunicação interna é um dos problemas que a empresa vem enfrentando. Ele precisa ter comando e ser otimista para que motive seus funcionários. É importante pagar bons salários e reduzir os custos da produção, é preciso organizar melhor a economia da
...