TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

2.1.1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Uma empresa precisa estar bem equipada, tanto em questão de equipe bem estruturada, quanto de sistema informatizado.

A automação comercial tem como conceito a informatização das operações internas da empresa.

Suas principais características o cadastro de clientes, agendamento, rede com acesso remoto, acesso individualizado para usuário e senhas, entre demais características.

A aplicação da automação comercial reunindo à gestão de uma empresa traz inúmeros benefícios como a redução de despesas e mão-de-obra, mínimos de erros, melhoramento no atendimento aos clientes e benefícios relacionados ao trabalho dos funcionários.

Quem lida com essas tecnologias na empresa é importante saber a diferença de Hardware e Software.

O Hardware é a parte física do computador. Segundo Stair e Reynolds (2006), “o hardware é um equipamento computacional, cuja finalidade é executar atividades de entrada, processamento e saída de dados”.

Os componentes de Hardware são basicamente o CPU (Unidade Central de Processamento), que controla outras partes do computador; o armazenamento primário, que temporariamente guarda dados; armazenamento secundário, onde o processador central é carregado de dados e instruções que guarda dados para o futuro; dispositivos de entrada, convertem os dados para processamento no computador; dispositivos de saída, demonstra dados de forma que as pessoas possam compreender; dispositivos de comunicação, controla o filtro de informações de redes e para redes de comunicação.

Existem dois tipos de Hardware: os internos e externos. Os internos são constituídos por processador (cérebro), o HD, que armazena dados de forma permanente, a Memória Ram, unidade de armazenamento rápido, Placa Mãe, é onde tudo fica conectado e a Placa de Vídeo, que tem a função de gerar imagens que os envia para o monitor.

Os externos: monitor, gera a imagem, Pendrive, é um dispositivo portátil que armazena dados, o teclado que serve para a digitação, além de outros componentes como o mouse, impressora, scanner, webcam...

No que se refere a Software, que é a parte de programas de computador, ou seja, são configurações que funcionam em qualquer Hardware. Existem 3 tipos de Software: aplicativo, são executados os programas do Word, Excel..., de Sistema, são os sistemas operacionais como o Windows, Linux..., de Programação que tem como finalidade a criação de outros programas através de comandos, como os usados em escritórios e administração, além de gestão empresarial.

Outro ponto importante que devemos definir é a computação em nuvem. Mas o que é computação em nuvem? É a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Para isso basta ter acesso a internet que poderá acessar um servidor capaz de executar o aplicativo.

Outra questão importante a ser relatado é a virtualização. Segundo Nanda e Chiuech, 2005, descrevem a virtualização como “técnica que combina ou divide recursos computacionais para prover um ou mais ambientes operacionais de execução”, ou seja, máquinas virtuais. Existem 3 tipos de virtualização:

 Emulação de Hardware é mais complexa, por tratar de maneira precisa o comportamento de um Hardware.

 Virtualização Completa, uma técnica onde o gerenciador de máquinas virtuais intermedia o Hardware com as máquinas virtuais.

 Paravirtualização, ela apresenta ao sistema operacional uma arquitetura virtual, sem identificar a arquitetura física real.

No que se refere ao banco de dados, segundo Côrtes (2008,p.220), “banco de dados e informações é um sistema de armazenamento e organização lógica e física de dados e informações, que permitem sua manipulação através da utilização de sistemas manuais ou automáticos próprios ou externos”.

O banco de dados tem como fundamental utilidade o gerenciamento dados, por ter grande capacidade de armazenamento de informações (dados), além de armazenar, também pode extrair informações de objetos e clientes, por exemplo.

Existem vários tipos de banco de dados, como Banco de Dados Hierárquico, Banco de Dados em Redes, Banco de Dados Orientados ao Objeto, Banco de Dados Universal, Banco de Dados Relacional.

O banco de dados é utilizado para consultas e atualização realizadas pelo usuário. Esse tipo de sistema é usado em escritórios, empresas, bancos, lojas...

Assim como comentado anteriormente, o banco de dados são usados armazenamento e extração de dados de clientes, objetos...

A implantação de banco de dados na empresa possui inúmeras vantagens por serem compactos, rápidos, exigem menos trabalho braçal, as informações são corretas e atualizadas a qualquer momento, níveis e tipos de usuários (login/senha)...

Depois de tantas vantagens é difícil imaginar que exista dificuldades enfrentadas pelos usuários, mas pelo contrário, existe sim dificuldades enfrentadas pelas organizações como por exemplo, a adaptação do manuseio em sistemas, tendo como consequência do treinamento dos funcionários, aumentando assim os custos, além da dependência a tecnologia de banco de dados, caso ocorrer um pane no sistema acarretaria sua perda dos dados.

Parte-se agora para a rede de computadores. O que é?

Rede de computadores é uma rede que consiste em dois ou mais computadores conectados através por cabo, sinal de rádio ou outro dispositivo com o proposito de compartilhar documentos, sistemas, impressoras....

A topologia são modelos técnicos utilizados para descrever a forma como a rede está construída e conectada. São eles:

 Rede em anel: não há coordenador central. São onde os computadores e dispositivos são ligados em um anel (círculo).

 Rede em barramentos: onde dispositivos e computadores são arranjados de forma linear, onde cada dispositivo encontra-se conectado diretamente ao barramento.

 Rede hierárquica: forma onde as mensagens são encaminhadas por ramificações de hierarquia, ou seja, de forma semelhante a uma árvore.

 Rede em estrela: é composto por um componente central de onde saem todas as linhas de acesso à rede.

 Redes híbridas: é uma rede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com