Tecnologia em Gestão
Por: dinhaas • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.467 Palavras (6 Páginas) • 245 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo definir a melhor forma de administração e como as Teorias Administrativas contribuíram para Gestão e aplicações das ferramentas administrativas que cada uma delas revela para o bom funcionamento e relacionamento dentro de uma empresa, utilizando métodos nos quais refletem ainda nos dias atuais e surgem resultados na administração como um todo e como parte de um todo nosso aprendizado. Lembrando que ser bom profissional, ter conhecimento, habilidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer indivíduo que deseja uma carreira, ter bom relacionamento com o s colegas e trabalhar e equipe são valorizados nas organizações, mas a conduta ética no trabalho é essencial para alcance da excelência profissional. Com a instabilidade nas organizações se o mercado exige um aperfeiçoamento constante e postura ética dos profissionais, pois dela ganhamos credibilidade de colegas e colaboradores.
2
2. Definição de Administração
São muitas as diversas correntes que definem administração, mas algumas que se destacam são as que se consideram mais consistentes e adequadas para os dias de hoje, conforme Chiavenato (2007) seria afirmar que “A Administração constitui um processo de integração , conjunção, arranjo, foco e impulsionamento. Ela faz uma interpretação através de objetivos que são propostos pela organização e traduz eles em ação através de planejamento, organização, direção e controle de todos esforços realizados em todas as áreas. Assim, o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar são os recursos e as competências organizacionais que acabam por fim tendo o intuito de alcançar a máxima eficiência e eficácia.
Outros autores definem de forma distinta, em seu livro Chiavenato cita algumas das definições mais comuns, entre elas, a de que “ A Administração é um processo de alcançar objetivos pelo trabalho e por intermédio das pessoas e outros recursos organizacionais.”. Por fim a Administração mesmo que vista de forma simples e reducionista como processo cíclico de decisões e ações, ela é um sistema de conjugação de inúmeras variáveis que convergem para realização de um resultado final.
3
3. Quadro comparativo de Teorias da Administração
As principais críticas feitas às principais Teorias da Administração, sugerem por muitos aprimoramentos ou algumas peculiaridades na implementação, conforme segue abaixo:
• Administração Científica: Não considerar o lado humano e social do trabalhador, onde seu desempenho é analisado pela sua produção e as tarefas executadas, o que faz o homem uma máquina, uma engrenagem, sem espírito de iniciativa; a padronização do trabalho é como
4
• uma intensificação e não como uma forma de racionalizar o trabalho. Visando apenas os processos formais da organização, não considerando aspectos psicológicos.
• Teoria da Burocracia: Dificuldades de se adequar as organizações às novas realidades. Dando ênfase exagerada em métodos e procedimentos administrativos. Além de proporciona o inchaço das organizações.
• Teoria Clássica da Administração: Com uma abordagem simplificada da Organização Formal, causa de certa forma uma ausência de trabalhos experimentais, com extremo Racionalismo na concepção da Administração, um sistema fechado, incompleto da Administração.
• Teoria das Relações Humanas: Apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais demonstrando que a experiência de Hawthorne foi insegura e artificial e até mesmo tendenciosa;
Uma oposição cerrada à teoria clássica. Tudo aquilo que esta preconizava a a humana negava.Uma concepção ingênua e romântica do operário - as pessoas que seguiram-na demonstraram que nem sempre foi assim, expondo um enfoque manipulativo e demagogo, não deixando de ser descoberto e identificado pelos operários e seus sindicatos;
• Teoria estruturalista: Tem o enfoque não só nas relações humanas, mas também tem enfoque na teoria clássica , pois ela prioriza a estrutura geral da empresa levando em consideração ponto externos e internos na empresa.
• Teoria dos Sistemas: A excessiva cientificidade no que trata dos problemas organizacionais. O sistema administrativo tem características próprias e as relações que ocorrem no ambiente empresarial e na natureza, tem de ser colocadas dentro de limites claros. O paralelismo acentuado leva a falsa idéia de que a empresa funciona de forma previsível quanto um sistema biológico. Outro aspecto é a ênfase desproporcional no ambiente. Embora a vitalidade e sucesso da empresa relacionam-se ao meio ambiente, a ênfase nas condições empresariais externas não pode ser exagerada. O ambiente interno da empresa não deve ser sempre alterado em função das variações ambientais externas, que não tiveram impacto ainda avaliado.
• Abordagem Socio-técnica: Reduções nos aspectos dos horizontes existenciais dos membros individuais, na capacidade individual dos participantes para decodificar problemas existenciais mais amplos, e na alta de um modelo auto determinado da ação humana;
5
Etapa 2
1. Ética Profissional
Ética, significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral. A ética, por sua vez, são normas individuais, um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem que existam leis, seguem essas normas pelo fato de saber que são corretas.
O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.
...