Tecnologia em gestão
Por: Hémilly Santos • 24/10/2015 • Projeto de pesquisa • 3.307 Palavras (14 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (FACNET)
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE RECURSOS HUMANOS
PROINTER II
RELATÓRIO FINAL
EMERSON GOMES L. U. FERREIRA – 8742163304
MARIA EDILANIA S. CLEMENTE – 9515377806
MARINEUZA DA C. R. SILVA – 9507356828
MÔNICA ALVES VIEIRA – 9608503531
NEUZIMAR NUNES DOS S. RIBEIRO – 9507356820
ROSELY DE SOUSA SANTOS – 9608509524
Tutor (a): Fabrício R. Patareli
Brasília, 27 de novembro de 2014.
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho trata-se de assuntos de nosso cotidiano com clareza e objetividade a relação empresarial referente a meio ambiente, Nessas relações estão o estudo da empresa que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada.
E abordando a profunda compreensão que implica em um melhor e mais amplo entendimento dos problemas sócios ambientais, treinando os relacionamentos dos gestores para que não causem uma agravante ao meio ambiente.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ______________________________________ Pág. – 04
- DESENVOLVIMENTO ________________________________ Pág. – 05 a 14
- DIREITO EMPRESARIAL__________________________Pág. –05 a 07
- TECNOLOGIA DE GESTÃO Pág. –07 e 08
- RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE Pág. –09 a 12
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Pág. –12 a 14
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ____________________________ Pág. – 15
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS _______________________ Pág. – 16
INTRODUÇÃO
Direito Ambiental pode ser considerado como o conjunto de princípios e normas que têm o objetivo de regular as atividades humanas capazes de afetar direta ou indiretamente a qualidade do meio ambiente globalmente considerado exploração econômica dos recursos ambientais, que estão em desenvolvimento em diversas áreas, bem como no meio administrativo, onde a responsabilidade e a preservação devem estar presentes. visando preservar o meio ambiente com o intuito de conseguir uma melhor qualidade de vida para o ser humano, tendo em vista a sustentabilidade das presentes e futuras gerações.
Com isso podemos afirma que não pode existir proteção constitucional à ordem econômica que sacrifique o meio ambiente. Destaca o desenvolvimento sustentável que é o objetivo da Política Nacional do Meio Ambiente, na medida em que se conciliar a proteção do meio ambiente e a garantia do desenvolvimento socioeconômico.
A produção ou a circulação de bens ou de serviços, a gestão pela qualidade total no trabalho, Como o direito empresarial atua em relação às responsabilidades social que geram riscos em potencial para a sociedade para manter em equilibro economias, gastos, investimentos e lucros. Para resolver problemas sociais e ambientais que já vem em uma crescente, fruto da redução de disponibilidade de recursos naturais, forçando a sociedade a passar por um processo de reorganização socioambiental adotando as melhores práticas para tornar mais sustentáveis seus processos produtivos e os novos valores sociais, abrindo assim espaço para o surgimento de novos negócios.
1-DIREITO EMPRESARIAL
[pic 2] O Direito Empresarial ou Direito Comercial é o ramo do direito que estuda as relações privatistas que envolvem a empresa e o empresário. Nessas relações está o estudo da empresa, o direito societário, as relações de título de crédito, as relações de direito concorrencial, as relações de direito intelectual e industrial e os contratos mercantis. O direito empresarial prevê a figura da sociedade simples, aquela que não é registrada em Registro Público de Empresas Mercantis (requisito obrigatório a todas as cinco modalidades previstas acima), sendo por isso, impedida de postular direitos perante a justiça comum. Na prática, as empresas no Brasil estão distribuídas entre sociedades limitadas ou anônimas, sendo que as outras modalidades existem praticamente apenas no papel. Não está relacionado ao mundo empresarial, mas é citada no Código Civil, a figura do Profissional Liberal, exatamente no parágrafo primeiro do primeiro artigo no Código Civil dedicado ao direito empresarial.
E o Direito Econômico é regular a política econômica estatal por meio de uma ordenação jurídica, de maneira a disciplinar a intervenção na economia. Assim, o conjunto de normas e princípios que garantem os elementos definidores de um sistema econômico, que são a produção, a distribuição, a circulação e o consumo de riquezas, é tratado por este ramo do Direito. Nesse sentido, o Direito Ambiental se destaca como sub-ramo ou matéria afim ao Direito Econômico, na medida em que se propõe a fazer intervenções na ordem econômica tendo em vista a concretização do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Já a empresa tem como objetivo a atividade econômica organizada, exercida pelo empresário em caráter profissional, sendo a unidade produtora que se propõe a combinar fatores de produção tendo como objetivo oferecer ao mercado bens ou serviços, independentemente do estágio de produção em que se encontra.
Trata-se de atividade, isto é, do conjunto de atos destinados a uma finalidade comum, que organiza os fatores da produção, para produzir ou fazer circular bens ou serviços. Não basta um ato isolado, é necessária uma sequência de atos dirigidos a uma mesma finalidade, para configurar a empresa. E não se trata de qualquer sequência de atos. A economicidade da atividade exige que a mesma seja capaz criar novas utilidades, novas riquezas, afastando-se as atividades de mero gozo. Nessa criação de novas riquezas, pode-se transformar matéria prima (indústria), como também pode haver a interposição na circulação de bens (comércio em sentido estrito), aumentando o valor dos mesmos.
...