Teoria Da Admiistração
Projeto de pesquisa: Teoria Da Admiistração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rcruz • 22/8/2014 • Projeto de pesquisa • 2.819 Palavras (12 Páginas) • 215 Visualizações
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Entendimento, rumos e características
RESUMO
A teoria da Administração teve seu inicio com a administração cientifica de Taylor, onde era visado as tarefas, seguida pela teoria clássica de Fayol, o enfoque era a estrutura e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A teoria comportamental e a teoria do desenvolvimento organizacional surgiu através da reação humanística. Com base no meio ambiente surgiu a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência visando a tecnologia. Com o surgimento da revolução industrial, houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, portanto havia a necessidade do aumento da eficiência e de substituição dos métodos científicos.
ABSTRACT
The theory of Directors had its beginning with Taylor's scientific management, which was targeted tasks, followed by the classical theory of Fayol, the focus was on the structure and the bureaucratic theory of Max Weber, followed later structuralist theory. The behavioral theory and the theory of organizational development emerged through the humanistic reaction. Based on the environment has arisen systems theory, the theory being completed contingency targeting technology. With the advent of the industrial revolution, there was a chaotic and disordered growth of companies. Resources were underutilized and disorganized, so there was the need to increase efficiency and substitution of scientific methods.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o reflexo e abertura do comercio internacional e a competitividade nas empresas esta provocando transformações nítidas no ambiente organizacional, proporcionando desafios e barreiras para as empresas, exigindo uma solução rápida para os problemas, buscando com efetividade e objetivo superar conflitos.
Na década de 90 surgiu o conceito Organizações que aprendem que foi aplicando a teoria dos sistemas á administração sendo possível obter uma visão sobre as empresas e sua capacidade de obter os resultados desejados.
Foi apresentado o conjunto das seguintes disciplinas: pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipe visando estimular a criatividade, a habilidade de enfrentar desafios e adaptar-se as continuas mudanças.
Para se alcançar objetivos é necessária uma liderança, que e uma tema muito abordado, já que se trata de gerenciar pessoas, se tornando ate inesgotável, porem, sem a liderança a organização se transformaria em uma confusão de pessoas e maquinas pois ela é o processo de influenciar pessoas a lutar pelos objetivos do grupo.
O líder é uma pessoa comum, porem dele é esperado ações que transformem ambientes e pessoas. Sua influencia sobre as pessoas demonstra sua própria capacidade de superação. O tema liderança é abordado em todos os lugares que estamos presentes pois hoje é uma necessidade em função das rápidas e continuas mudanças em todos os aspectos que rodeiam a vida das organizações e das pessoas.
2. SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO
A teoria da administração teve com percussor Frederick Winslow Taylor, que iniciou a chamada Escola da Administração Cientifica, ele se preocupava com a qualidade no trabalho, aumentando a produtividade fabril e economizando mão -de- obra, evitando desperdícios.
Juntamente com Taylor, Henry Ford teve uma grande contribuição em suas teorias, aplicando-as em sua linha de montagem, adaptando o método de Taylor e alcançando maior grau de produção em massa.
A história da administração é recente. No decorrer de toda a história da humanidade, a administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e explodiu em um desenvolvimento de inovação.
A administração teve influências dos filósofos, da organização da igreja católica, da organização militar, da revolução industrial, dos economistas liberais e dos pioneiros e empreendedores.
Os filósofos expõe seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Já a igreja católica nem sempre é encontrada na ação política que se desenvolvia nos estados, movida por objetos contraditórios de cada partido, dirigentes ou classe social.
A contribuição da organização militar é o princípio de direção, que todo soldado deve saber perfeitamente, o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer.
A revolução industrial provocou o surgimento das fábricas e o aparecimento da empresa industrial e, com isso, provocou muitas mudanças como: aparecimento das fábricas, crescimento das cidades, surgimento dos sindicatos, entre outros.
As ideias básicas dos economistas clássicos liberais constituem os germes iniciais do pensamento administrativo.
A influência dos pioneiros e empreendedores foi fundamental para a criação das condições básicas para o surgimento da teoria administrativa.
3. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
3.1. Teoria clássica da administração
A teoria clássica surgiu na França em 1916 espalhando-se rapidamente por toda a Europa, se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para se tornar eficiente.
Segundo Chiavenato (2003) a teoria clássica partia de um todo organizacional e sua estrutura, para garantir a eficiência nas partes envolvidas, sendo órgãos como departamentos e seções ou pessoas. A pequena abordagem de nível individual em relação à tarefa é ampliada no nível das organizações, como um todo na estrutura organizacional.
3.2. Teoria da burocracia
Segundo Chiavenato (2003) a teoria da burocracia foi desenvolvida na administração por volta de 1940, é uma organização humana baseada na racionalidade, ou seja, se adequar aos meios para os objetivos pretendidos, isso para garantir com eficiência o resultado dos objetivos pretendidos.
O termo burocracia é explicado em uma organização no conceito popular: onde a papelada se amontoa e se multiplica, impedindo muitas vezes uma solução rápida e eficiente, porem ela foi desenvolvida por Max Weber um sociólogo e economista alemão que diz justamente o contrario o conceito popular, para ele é a organização eficiente por
...