Teoria Das Organizações
Tese: Teoria Das Organizações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: meridiana32 • 18/9/2014 • Tese • 920 Palavras (4 Páginas) • 154 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Teoria das Organizações
Curso: ADMINISTRAÇAO
Professor: RENATO ANDRE LUZ
Nome do aluno:
Data: 18/02
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Estudamos até o momento assuntos relacionados aos conceitos de organização e suas características como sistema social o papel do Administrador e suas habilidades e competências, bem como as possíveis áreas de atuação; como a Igreja e as organizações militares influenciaram as nossas organizações; o impacto da Revolução Industrial sobre a Administração e seu surgimento e as abordagens clássica e científica da Administração.
A seguir apresentamos um fragmento do estudo de caso Compre Aqui Ltda. de Tatiana Kochhann produzido no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, da Faculdade Exponencial – FIE Chapecó -SC
Este fragmento é um exercício de reflexão dos assuntos tratados com o dia a dia das organizações. Sendo assim faça a leitura do texto e em seguida realize as atividades propostas.
Compre Aqui Ltda
Tatiana Kochhann
O Compre Aqui Ltda. é um supermercado que foi fundado em 1985 por 3 (três) pessoas, sendo duas irmãs, e o marido de uma delas. O empreendimento começou de forma modesta, numa pequena peça cedida por familiares, com uma pequena quantidade de alimentos e foco voltado para a compra e venda de produtos coloniais.
Os primeiros anos foram de trabalho árduo, com poucos recursos financeiros, sem experiência na área e sem auxílio de nenhum funcionário. Iniciaram seu comércio com garra, coragem e muita determinação. Com o tempo, trabalho e simpatia, o pequeno empreendimento começou a crescer e ser valorizado pela comunidade local. Em pouco tempo tornou-se um supermercado de médio porte. Além dos produtos coloniais, o supermercado incluiu também produtos caseiros preparados no local, como por exemplo: pão, lasanha, etc. Com o passar do tempo, também cresceram as famílias, uma delas teve dois filhos e, a outra três. O quadro de funcionários foi se ampliando para atender à demanda de atividades e serviços do supermercado. Dos cinco filhos das famílias, apenas um deles tem acompanhado e participado do empreendimento desde a sua fundação, porém o sustento de todos ainda provém do faturamento do supermercado. Hoje esse supermercado está localizado no centro da cidade, tendo um bom faturamento e uma considerável clientela. Continua com os mesmos sócios, a participação de um dos primogênitos e de mais sete funcionários.
Para dar uma “virada” nos negócios, a sociedade tomou a decisão em unir-se a mais dezessete supermercados do mesmo porte, participando de uma rede informal de interesses. O principal objetivo é comprar alguns produtos em maior quantidade, baixando o preço de aquisição e com isso, vender mais barato, concorrendo, assim, com os supermercados de maior porte. A ideia deu certo e o faturamento aumentou, o fluxo de clientes também, porém, a loja não se preparou para o volume de serviços, sobrecarregando quem ali trabalha.
Como o negócio é familiar, não há um profissional na área de administração e no quadro funcional as pessoas não são especializadas. Todos ocupam várias funções ao mesmo tempo, tornando o trabalho um pouco desorganizado. Trabalha-se muito, há lucro, há resultados, porém sem nenhum controle e organização.
...