Teoria da Liderança Carismática
Artigo: Teoria da Liderança Carismática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hehe123 • 6/8/2013 • Artigo • 443 Palavras (2 Páginas) • 1.252 Visualizações
Teoria da Liderança Carismática: diz que os seguidores do líder atribuem a ele capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança quando observam determinados comportamentos. Seus estudos têm sido direcionados, em sua grande maioria, à identificação daqueles comportamentos que diferenciam os líderes carismáticos dos demais. O estudo mais bem documentado identificou cinco características que diferenciam os carismáticos dos não carismáticos: os carismáticos têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por esta visão, são sensíveis tanto às limitações ambientais como às necessidades de seus liderados e exibem comportamentos diferentes dos comuns. Algumas pessoas que são freqüentemente citadas como líderes carismáticos: Mahatma Gandi, Martin Luther King, John F. Kennedy, Lee Iacocca e porque não enquadrar aqui o nosso Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Características-chave dos líderes carismáticos:
1. Visão e articulação: eles têm uma visão – expressa como meta idealizada – que propõe um futuro melhor que o status quo. São capazes de esclarecer a importância da visão em termos que são compreensíveis para os demais.
2. Risco pessoal: estão dispostos a correr riscos pessoais, enfrentar altos custos e o auto-sacrifício para atingir sua visão.
3. Sensibilidade ao ambiente: são capazes de fazer avaliações realistas das limitações ambientais e dos recursos necessários para a realização da mudança.
4. Sensibilidade para as necessidades dos liderados: são perceptivos em relação às capacidades dos outros e sensíveis às suas necessidades e sentimentos.
5. Comportamentos não convencionais: engajam-se em comportamentos que são percebidos como novidades e que vão contra às normas.
Teoria da Liderança Transformacional:
- Líder Transacional: conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas.
- Líder Transformacional: inspira seus seguidores a transcender seus próprios interesses para o bem da organização, e que é capaz de causar um efeito profundo e extraordinário sobre seus liderados. Prestam atenção às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de cada um de seus liderados; modificam a maneira de seus seguidores verem as coisas, ajudando-os a pensar nos velhos problemas de uma nova forma, e são capazes de entusiasmar, incitar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si na busca dos objetivos do grupo.
A liderança transformacional é construída em cima da liderança transacional. Produz nos liderados níveis de esforços e de desempenho que vão além daqueles obtidos apenas na abordagem transacional. “O líder puramente carismático pode querer que seus liderados adotem a visão de mundo carismática, e param por aí. O líder transformacional tenta inculcar em seus seguidores a capacidade de questionar não apenas as visões já estabelecidas, mas até aquelas colocadas pelo próprio líder.” (BASS; AVOLIO, 1985, p. 14).
Pesquisas indicam que a liderança transformacional está mais fortemente correlacionada com índices mais baixos de rotatividade, produtividade maior e maior satisfação dos funcionários.
...