Teoria das Organizações Estudo de Caso Burger King
Por: Elielson130 • 12/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 2.955 Visualizações
[pic 1]
IVANILDES SANTANA NASCIMENTO ALENCAR
LAIANE CAINA FERREIRA DE CERQUEIRA
ERIK BATISTA MENDES
ESTUDO DE CASO- BURGER KING
Alagoinhas-Ba
2018
IVANILDES SANTANA NASCIMENTO ALENCAR
LAIANE CAINA FERREIRA DE CERQUEIRA
ERIK BATISTA MENDES
Estudo de caso- Burger King
Trabalho solicitado para a disciplina Teoria das Organizações, da Universidade UNIJORGE como parte da nota das avaliações online.
Docente: Bruno Tenório
Alagoinhas-Ba
2018
A teoria geral de administração oferece diversas técnicas, tecnologias e ferramentas a disposição de gestores e que, se bem implantadas podem gerar ótimos resultados para as organizações, visto que elas foram formuladas para atender as necessidades na medida em que foram surgindo problemas na gestão empresarial.
A microempresa Astér Grill está no mercado há 7 anos, na cidade de Alagoinhas-Ba, como restaurante, oferecendo serviço de buffet no café da manhã, almoço e jantar. No almoço você pode desfrutar das delícias em um buffet à quilo e à noite do serviço “a la carte”, tendo como serviço principal o self-service e como destaque a comida japonesa, além de um ambiente totalmente climatizado o ideal para realização de confraternização e eventos A empresa localiza-se na Rua Dantas Bião, em frente ao shopping da cidade e conta com uma disposição de 150 mesas.
Trata-se de um restaurante de um único proprietário, o Ronaldo Barreto, que também é dono de uma grande loja de Alagoinhas. Possui 20 funcionários, sendo um gerente, um caixa, 7 garçons, um sushiman, duas doceiras, um encarregado de fazer suco, um chefe de cozinha, um cozinheiro e dois auxiliares de cozinha, uma saladeira, uma compradora e uma gerente financeira.
A empresa tem a visão de ser reconhecida como o melhor restaurante de Alagoinhas e em busca disso, além de fornecer pratos de boa qualidade, foi realizado uma pesquisa para avaliar em quais dias da semana determinados tipos de comidas eram pedidos e com isso foi elaborado um cardápio pensando em atender ao pedido do publico da melhor maneira possível. Algumas das opções servidas durante a semana são: comida baiana, feijoada, carne de carneiro, galinha caipira, dobradinha, rabada e comida japonesa, variedades de grelhados e saladas.
O Astér Grill mantém uma hierarquia que prioriza a ordem, a disciplina, a autoridade e a iniciativa. O trabalho é padronizado, visto que a empresa produz refeição em 3 horários: café, almoço e janta. No que se refere a remuneração todos os funcionários têm o auxílio transporte, refeições diárias, uma vez que, o restaurante funciona até 00:00 horas. Os salários do chefe de cozinha, do sushiman e da gerente são superiores aos dos demais funcionários, devido a função e qualificação dos mesmos. O salário dos outros funcionários é acertado entre as partes informalmente, porém nunca esse valor é maior do que o salário estabelecido pela categoria, caracterizando a gratificação financeira da empresa.
O clima organizacional é descontraído, uma vez que o proprietário da empresa preza pela proximidade com seus colaboradores e pela relação de confiança criando uma flexibilidade que permite o funcionário exercer suas funções de maneira conveniente, porém com compromisso de respeitar as regras da empresa.
O trabalho no Astér Grill é realizado com software de gestão de estoque, onde é contabilizado a entrada e saída de produtos e todo último dia do mês é realizado um balanço, para obter controle no estoque e não acontecer desperdício. Esse estoque é classificado por produtos e separados por categoria pois, desta forma é possível gerenciar a reposição de itens a partir dessas divisões.
A pessoa responsável pelas compras tem uma cota para alcançar no mês, sendo a sua meta bater 42% ou mais, não podendo gastar mais do que isso por mês. Esses 42% é baseado no total de vendas mensal.
Relacionado as insatisfações dos funcionários tem o exemplo dos garçons, que fazem reclamações quando se trata de serviço extra, onde alegam não serem valorizados por ganharem apenas R$ 40,00 por evento, sendo necessário ficar até o final do mesmo.
Após descrever alguns dos processos e modo como o Astér Grill é gerido pode ser observado algumas teorias administravas que é utilizada no estabelecimento para um melhor desempenho.
No que diz respeito as teorias administrativas com ênfase na estrutura podem ser destacadas duas ao se referir ao Astér, que é a teoria burocrática; que tem como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal baseada em regras e normas, tendo um foco na organização inteira, e a teoria neoclássica; que reafirma os princípios da teoria clássica e gerais da administração, onde o foco estava no gerente e defendia o planejamento como uma das funções principais do mesmo. Apesar de o proprietário prezar por um ambiente descontraído ele também deseja um ambiente com profissionais dedicados e focados, prontos para encontrar soluções para os problemas, havendo um planejamento dos colaboradores e se estendendo a todos os funcionários que devem executar suas funções com maestria.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade e possui características de divisão de trabalho, rotinas e procedimentos, competência técnico e mérito, profissionalização e previsibilidade do funcionamento. Tais características são notadas na cozinha do Astér, por exemplo, onde existem funcionários responsáveis por cada etapa e área para que haja um trabalho mais eficiente e organizado.
A teoria neoclássica traz algo bastante interessante no que diz respeito a administração ao afirmar que todas as organizações são diferentes, mas iguais na área administrativa. Isso se dá, pois, todas as organizações precisam de planejamento, organização, controle e direção, sendo isso alcançado com técnicas sempre atualizadas e com uma atenção ao elemento humano, porém tendo uma preocupação maior com os objetivos organizacionais e a estrutura organizacional.
...