Teoria de gestão
Tese: Teoria de gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suanegarcia • 21/10/2013 • Tese • 388 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
1)Com suas palavras o que é administração e qual a sua importância na vida das pessoas e para as empresas.
A administração é o ato de trabalhar através de pessoas para realizar os objetivos da organização quanto do seus membros, é a arte de liderar pessoas e gerenciar recursos visando melhores resultados para a organização.
A importância da Administração na empresa é para saber como planejar,organizar, cordenar e controlar tarefas, visando alcançar produtividade e o bem estar dos trabalhadores na empresa ,além de outros objetivos pela organização. Já na vida das pessoas não é tão diferente,tanto como nas empresas na vida das pessoas a gente também aprende a administrar, por exemplo,uma dona de casa organiza as contas por data de vencimento,coordena as atividades do lar, faz pesquisas para comprar um produto de boa qualidade e com preço mais baixo.
2)Pesquise quais foram os principais estudiosos que trouxeram as teorias da administração para as empresas e quais sao essas teorias.
Os principais estudiosos da administração foram Frederick W. Taylor, Adam Smith, Max Weber, Henry Fayol eHawthorne.
Administração Científica(Taylor – 1903) - corrente iniciada por Taylor; considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
Teoria Clássica (Fayol – 1916) - corrente iniciada por Fayol para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.
Teoria Neoclássica (1954) - corrente eclética e pragmática, baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase colocada nos objetivos.
Teoria da Burocracia (Weber – 1909) - corrente baseada nos trabalhos de Max Weber; descreve as características do modelo burocrático de organização.
Teoria Estruturalista (1947) - corrente baseada na sociologia organizacional; procura consolidar e expandir os horizontes da administração.
Teoria das Relações Humanas (1932) - corrente iniciada com a experiência de Hawthorne; combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas.
Teoria do Comportamento Organizacional (1957) - corrente baseada na psicologia organizacional redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (1962) - corrente baseada na psicologia organizacional redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
Teoria Estruturalista (1947) - corrente baseada na sociologia organizacional procura consolidar e expandir os horizontes da administração.
Teoria da Contingência (1972) - corrente mais recente e que parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.
...