Teoria dos Stakeholders
Por: André Coelho • 9/6/2015 • Relatório de pesquisa • 901 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
Trabalho de Teoria Geral da Administração
Parte 2
Definição da teoria dos Stakeholders
André Coelho
Lucas Moraes
A teoria dos Stakeholders visa mostrar a importante relação entre fatores que atuam e influenciam numa organização empresarial. O estudo dos stakeholders deve considerar a organização como pertencente a um sistema aberto com múltiplas relações de influências, já que as empresas não são auto suficientes, ficando condicionadas às demandas do mercado para obter insumos, vender seus produtos por exemplo.
O termo stakeholder não tem tradução literal para a língua portuguesa. Segundo Freeman, M. (1984, p. 25), stakeholder é "qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou é afetado pela realização dos objetivos da empresa”.
Se o que a empresa realiza é determinado por seus stakeholders, então é necessário, conhecê-los, a fim de ser implementada uma estratégia vantajosa. Consequentemente, a teoria dos stakeholders deve fornecer um método de como os stakeholders tentam influenciar uma organização na tomada de decisão afetando a ssim o seu comportamento.
São entendidos como stakeholders os: os acionistas, os credores, os gerentes, os empregados, os consumidores, os fornecedores, o governo, a comunidade local, as organizações não governamentais e o público em geral. Vale ressaltar que, para alguns autores, vários são os fatores que podem influenciar uma empresa, tornando quase infinitos o número de stakeholders. Abaixo na figura 1 vemos alguns desses stakeholders que têm participação direta numa organização:
[pic 1]
A teoria dos stakeholders diz que o comportamento estratégico das empresas é afetado por diversos grupos (como os grupos supracitados). As estratégias da organização devem buscar satisfazer esses grupos da melhor maneira possível, deixando a cadeia de produção atrativa para todos os interessados. Daí surge a importância do estudo, da análise e da pesquisa sobre os grupos de stakeholders que atuam na empresa.
Portanto a capacidade da organização em conseguir obter vantagens nos relacionamentos com seus stakeholders pode ser a chave do sucesso dela.
Os stakeholders-chave são elementos diretos que decididamente o processo organizacional , de forma direta ou indireta , sendo ainda indispensáveis para o atingimento dos objetivos da empresa . Por isso a empresa deve os identificar , analisar e coletar o máximo de informações , principalmente dos stakeholders que existem em inúmeras empresas , os quais são os empregados , os fornecedores e os clientes . Outro ponto é analisar os acionistas , já que quando identifica-se em uma empresa , pois como os citados anteriormente , possuem grande influência no andamento e na conjuntura de uma empresa .
Os empregados são stakeholders que atuam no ambiente interno , ou seja , participa de forma efetiva na determinação direta no custo do produto ou serviço oferecido pela empresa . Outro ponto é que os empregados são investimentos , ativos intelectuais , os quais bem administrados podem proporcionar maiores benefícios .Por isso não deve haver a visão de que os empregados somente representam despesas com salários , que reduzirá o ganho da empresa e de seus acionistas .
Os acionistas também são stakeholders internos , os quais representam a própria razão de ser do negócio , umas vez que seu esforço em acreditar e aplicar na capacidade produtiva da organização move-se no processo de produtivo e a prestação de serviços na busca dos resultados financeiros que o satisfaçam . A maximização dos ganhos associado a minimização dos custos , ou seja , a maior eficiência e produtividade da organização irá manter e atrair novos acionistas.
...