Teoria neoclássica da administração
Tese: Teoria neoclássica da administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheusclaudino • 23/2/2015 • Tese • 395 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
A Teoria Neoclássica da Administração representa o ressurgimento das Teorias Clássica e Científica de Administração, retomando os diversos assuntos abordados por essas teorias, aplicando novos pontos de vista, novas abordagens, ampliando o campo de atuação do administrador e consolidando, assim, essa ciência. Os temas abordados pelas Teorias Clássica e Neoclássica ainda são considerados de extrema importância até os dias de hoje, ressalvando-se a flexibilidade e a volatilidade exigidas pelo meio ambiente e pela tecnologia.
O auge da Teoria Neoclássica ocorreu entre as décadas de 1960 e 1970, porque o mundo dos negócios não era mais tão estável como no início de século XX. As soluções apresentadas por essa Teoria se adequaram enquanto as empresas eram mais formais. Conceitos como a organização linha-staff e a criação de comissões, são atualmente bastante utilizadas ainda, contudo com algumas inovações (comissões = equipes multifuncionais).
DESENVOLVIMENTO
A abordagem neoclássica consiste primeiramente em identificar as funções do administrador, e na seqüência, extrair dela os princípios fundamentais da prática administrativa, tendo, portanto, uma abordagem prescritiva e normativa e de caráter misto, com aspectos formais e informais.
Segundo Pereira (2004), os aspectos formais da organização são configurados por cargos, funções e relações hierárquicas, determinados pela própria organização, enquanto que os aspectos informais são caracterizados pela inter-relação estabelecida pelas pessoas e não pelas organizações, constituindo-se em relações espontâneas e naturais que surgem a partir da formação de grupos e podem beneficiar as organizações, através da comunicação mais rápida .
A Teoria Neoclássica é a Teoria Clássica modernizada e reestruturada. Carrega no seu eixo a dualidade da centralização da autoridade (organização linear) de Fayol e a descentralização da autoridade, característica da organização funcional de Taylor.
2.1 CRONOLOGIA DAS TEORIAS E ESCOLAS
Como forma de raciocinar sobre a escola Neoclássica, podemos levar em conta a cronologia dos surgimentos das teorias e escolas de Administração:
1903 - Administração científica – Taylor
1909 - Teoria da burocracia – Max Weber
1916 - Teoria clássica da administração - Fayol
1932 - Teoria das relações humanas – Elton Mayo
1947 - Teoria estruturalista – inspira -se na abordagem de Max Weber
1951 - Teoria dos sistemas – Ludwig Von Bertalanffy
1954 - Teoria neoclássica da administração Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C Davis, Louis Allen e George Terry.
1957 - Teoria comportamental - Herbert Alexander Simon, McGregor, Maslow e Herzberg
1962 - Desenvolvimento organizacional – grupo de cientistas sociais (EUA)
...