Teorias Da Administração
Projeto de pesquisa: Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ecalmeida • 13/3/2014 • Projeto de pesquisa • 4.888 Palavras (20 Páginas) • 224 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
3.1 NOME DA EMPRESA
3.2 QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS
3.3 INICIO DE PLANTIO
3.4 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
3.4.1 Planejamento
3.4.2 Prever
3.4.3 Organizar
3.4.4 Comandar
3.4.5 Controlar
3.5 VOLUME DE VENDAS
3.6 PROCESSO DE PRODUÇÃO
3.6.1 Exigências Hídricas e Térmicas do Processo
4. ESTUDO DE CASO
4.1 PRODUTOS E SERVIÇOS
5. ORGANOGRAMA DA EMPRESA
5.1 ÊNFASE NA ESTRUTURA
5.2 DIVISÃO DO TRABALHO
5.3 DISCIPLINA
5.4 UNIDADE DE COMANDO
5.5 UNIDADE DE DIREÇÃO
5.6 ESPÍRITO DE EQUIPE
5.7 SUBORDINAÇÃO DOS INTERESSES
5.8 DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO
5.9 RAPIDEZ NAS DECISÕES
5.10 CONFIABILIDADE
6. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
6.1 MISSÃO
6.2 VISÃO
6.3 ANÁLISE SWOT
6.3.1 Ambiente Interno
6.3.2 Ambiente Externo
6.4 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL
6.5 OBJETIVOS
6.6 VANTAGEM COMPETITIVA
6.7 ESTRATÉGIA
6.8 PLANO DE AÇÃO
7. CULTURA ORGANIZACIONAL
7.1 PRINCÍPIOS
7.2 IDEOLOGIA
7.3 CARÁTER LEGAL DAS NORMAS E REGULAMENTOS
8 DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
8.1 ESFORÇO COMBINADO
8.2 FADIGA E PSICOLÓGICO
8.3 CONCEITO DE AUTORIDADE
8.4 ESFORÇO COLETIVO
8.5 EFEITO HAWTHORNE
8.6 EQUIDADE (TRATAMENTO)
8.7 PROCESSO DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO
8.7.1 Seleção de Curriculos
8.7.2 Entrevistas e Dinâmicas
8.7.3 Profissionalização dos participantes
8.7.4 Subordinação dos mais novos aos mais velhos
8.7.5 Precisão na definição do cargo e na operação
8.7.6 Competência Profissional
9 PARCEIROS
9.1 PARCEIROS DA SOJAMAR
10 CONCLUSÃO
11 REFERÊNCIA
12 ANEXO
1INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho vem apresentar a utilização das principais Teorias Administrativas e seus respectivos representantes influenciando assim no processo de gestão da empresa.
A Administração definida por Chiavenato é o processo de Prever, Organizar, Dirigir e Controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos (2003.7ªED). Este trabalho tem como propósito estudar áreas da administração através da criação de uma empresa onde serão desenvolvidas ideias da Teoria Geral da Administração, teoria que fala sobre a importância de ter eficiência e eficácia na organização, ou seja, na administração. Além disso, serão examinados aspectos das escolas, planejamento estratégico, organogramas, tomada de decisão, cultura da organização e os processos de produção e venda de uma empresa.
Neste trabalho será observada a importância da administração dentro de uma organização, visto por meio da leitura do planejamento estratégico que é possível refletir sobre o planejamento e a organização. Podem trazer soluções, até mesmo prevenções contra erros que a empresa possa cometer. Além desses fatores, no planejamento estratégico, pode-se visualizar o perfil da empresa pela definição da missão e dos fatores da mesma e estabelecer a partir disso a cultura organizacional.
A tomada de decisão será apresentada com o propósito de ilustrar a importância da gestão na resolução de um problema, visto que através de soluções propostas por gestores, cria-se discursões sobre qual proposta será a melhor para a solução. Em uma empresa desenvolvem-se características de diversas escolas da administração e isso será observado durante a leitura do trabalho, através das classificações dessas características da empresa para as escolas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Teoria Científica foi iniciada pelo engenheiro Frederick W. Taylor (1856-1915) no início do século XX, onde desenvolveu um conjunto de princípios aos quais dava o nome da Administração Cientifica.
A essência da administração cientifica é determinar o método de trabalho, ou seja, a única maneira certa (thebestway) de executar um trabalho para maximizar a eficiência de cada operário. A eficiência é definida como uma relação entre os fatores aplicados e o produto final obtido; a razão entre o esforço e os resultados; entre as despesas e a receitas; entre o custo o beneficio usufruído. Com Taylor, a eficiência passa a ser conceituada como a relaçãoentre o desempenho real do operárioe o padrãode desempenho estabelecido previamente.
Asideias de Taylor e seus sucessores como Gil-breth, Gantt, Emerson, Bates, representaram uma verdadeirarevolução na sua época, iniciando um movimento de organização racional do trabalho que se estendeu rapidamente por todo o mundo industrializado. Ford foi um dos principais aplicadores dessas
...